Início Dinâmicas e brincadeiras 8 brincadeiras sensoriais para estimular os cinco sentidos

8 brincadeiras sensoriais para estimular os cinco sentidos

Não existe um apaixonado pelo desenvolvimento infantil que não seja entusiasta das brincadeiras sensoriais, afinal de contas, é por meio delas que as crianças se divertem e praticam infinitas habilidades que serão levadas pela vida inteira!

As brincadeiras sensoriais são excelentes para que a criança exercite a percepção pelos diferentes sentidos do corpo e possam experimentar o mundo e se abrir para descobertas! Neste post vamos explicar rapidamente sobre o sistema sensorial e dar 8 dicas de brincadeiras sensoriais para você fazer em casa com os pequenos. Siga a leitura!

Blog do Amigo Panda | 8 brincadeiras sensoriais para estimular os cinco sentidos

Conheça o sistema sensorial e como as brincadeiras sensoriais são essenciais

Como é que nos relacionamos com o mundo? É por meio do que vemos, ouvimos, tateamos, degustamos e cheiramos, não é mesmo? O que faz com que recebamos todos esses estímulos e sintamos cada um deles é o nosso sistema sensorial

Ele é formado pelos órgãos que contêm as células chamadas de receptores, que possuem a função de captar e transmitir as informações que recebemos do mundo ao sistema nervoso central, através de impulsos elétricos. 

Ao chegar no sistema nervoso central, essas informações são processadas e se transformam em estímulos, que sentimos de diversas maneiras e geram respostas do corpo. Não é mágico pensar que tudo isso acontece em cerca de segundos? Basta apontar o olho para algo e sua imagem já está no nosso cérebro; basta respirar perto de uma flor para sentir o seu cheiro. O mais legal disso tudo, é que as brincadeiras sensoriais atuam diretamente em todos esses pontos, de formas diferentes e em diversos momentos. 

sistema sensorial
São os nossos sentidos que permitem que vivenciemos o mundo, experimentando os estímulos que ele entrega.

Além dos cinco sentidos que aprendemos na escola (tato, paladar, visão, olfato e audição), também fazem parte do sistema sensorial o sentido vestibular, que está ligado às nossas reações de movimento e equilíbrio, e o proprioceptivo, que diz respeito à interpretação do cérebro sobre o nosso corpo por inteiro e sua existência no espaço. Consegue ver onde se encaixa a importância das brincadeiras sensoriais nesses pontos?

A importância da estimulação com brincadeiras sensoriais

Como é por meio dos sentidos que vivenciamos o mundo, eles são ferramentas muito importantes que precisam ser estimuladas para poderem explorar todo o seu potencial e, conforme o momento do desenvolvimento da criança, ajudem na aquisição de diversas outras competências.

Aprendizados cognitivos, habilidades de coordenação motora, equilíbrio, interações sociais, capacidade de foco e atenção, tudo isso passa pelos nossos sentidos que, quanto mais afiados estiverem, melhor! 

Blog do Amigo Panda | 8 brincadeiras sensoriais para estimular os cinco sentidos

8 brincadeiras sensoriais para fazer com os pequenos

Confira esta lista de brincadeiras sensoriais que estimulam os diferentes sentidos do corpo e podem ser realizadas em casa, com objetos do dia a dia e simples artigos de papelaria!

1. Caixa de gelatina ou areia 

As caixas sensoriais fazem sucesso com crianças de diferentes idades e podem ser usadas com propostas distintas dependendo da fase de desenvolvimento. Os pequenos, por exemplo, se esbaldam com uma caixa de gelatina — uma das brincadeiras sensoriais que pode ser aproveitada, ainda, para experiências com o paladar.

Para brincar é só fazer uma gelatina com o sabor de sua preferência (se ela for colorida é mais legal, por chamar mais atenção da criança!) e, antes de colocá-la na geladeira, adicionar pedaços de frutas, legumes e até biscoitos com formatos variados. Quando estiver pronta, coloque na frente da criança e deixe ela se divertir com essa brincadeira sensorial fuçando toda a gelatina para encontrar os “objetos escondidos” e, provavelmente, provar muitos novos sabores nesse processo.

Essa opção de brincadeiras sensoriais é ideal para os pequenos que estão na fase oral e gostam de provar o mundo pela boca, assim eles podem brincar e explorar sem correr riscos de engolir algo que não deviam! Outra opção, como a da caixa de areia, é ótima para os mais velhos. Basta pegar um pote grande ou até mesmo uma bacia, colocar areia e, no meio, misturar pequenos brinquedos ou objetos para eles encontrarem.

Essa brincadeira sensorial também é muito utilizada pelo método Montessori no momento da alfabetização: que tal esconder letras dentro da areia e pedir que a criança encontre as do seu nome? Assim ela treina o reconhecimento das mesmas enquanto aguça a visão e o tato e cria inúmeras sinapses neuronais!

brincadeiras sensoriais: caixa sensorial
Granulados coloridos também são uma opção para deixar sua caixa sensorial ainda mais lúdica!

2. Chocalhos de diferentes materiais

Que tal deixar a criança se divertir com chocalhos para entender que objetos diferentes conseguem produzir sons diferentes? Para esses tipos de brincadeiras sensoriais, você pode criar os instrumentos em casa usando garrafas pet vazias e diversos materiais. 

Qual será o barulho produzido por um chocalho de arroz? E um de feijão? Quem sabe um de pedrinhas ou, até, com os resíduos dos lápis apontados! Basta usar a imaginação para criar inúmeras possibilidades, e você pode até convidar a criança para participar dessa brincadeira sensorial, na produção dos chocalhos e pensar quais objetos podem ser usados para criar sons diferentes!

3. Brincadeiras sensoriais com balões de água 

Nada como brincadeiras sensoriais com água nos dias quentes de verão, não é mesmo? Para deixar tudo ainda mais divertido, que tal propor uma guerrinha de balões de água? Assim, com essas brincadeiras sensoriais, as crianças podem treinar seus reflexos na hora de tentar segurar as “munições” que chegam e jogam com a adrenalina ao ficar na expectativa de que um balão finalmente estoure em cima delas para que recebam um banho!

Se você quiser adicionar ainda mais elementos ao jogo, uma boa ideia é acrescentar corantes diversos na água — os pequenos adoram essas brincadeiras sensoriais!

brincadeiras sensoriais: balões de água
Para refrescar no verão e explorar os sentidos, que tal uma boa guerra de balões de água?

4. Caixa ou painel de texturas

Os painéis e caixas de texturas também costumam fazer sucesso dentro das brincadeiras sensoriais com os pequenos e podem ser bem simples de fazer. Basta pegar uma caixa de papelão mais resistente e, ao redor dela, colar objetos, tecidos ou mesmo papéis com diferentes texturas, que se tornam, rapidamente, um convite para que a criança queira explorar e sentir as diversas possibilidades de toque que essas brincadeiras sensoriais oferecem. 

Algumas ideias de materiais são para brincadeiras sensoriais desse tipo são: esponja, camurça, veludo, lixa, plástico bolha, corino e o que mais você reparar que tem em casa e pode se tornar uma boa fonte de exploração sensorial!

5. Pintar com as mãos e os pés

É claro que os pincéis existem, mas nessas brincadeiras sensoriais as crianças podem ganhar muito ao explorar tintas com o próprio corpo! Para a bagunça correr solta com essas brincadeiras sensoriais, escolha um lugar ao ar livre — um quintal, ou quem sabe até uma praça — e opte por graaaandes folhas de papel, para que os pequenos tenham muito espaço artístico.

Além de aflorar o tato, essa brincadeira sensorial estimula a criatividade, a expressão e a coordenação motora. Se o seu bebê está na fase oral e prefere experimentar o mundo pela boca, ainda existe a opção de fazer as próprias tintas em casa, em versões comestíveis. Confira no vídeo abaixo:

6. Tinta ou gel no saquinho Ziploc

Está aí uma forma contida e não menos divertida de explorar artística e sensorialmente! Para brincadeiras sensoriais assim, basta comprar alguns saquinhos estilo Ziploc, colocar montinhos de tinta dentro deles, fechar bem e oferecer para a criança brincar!

À medida em que ela aperta e explora o material durante essa brincadeira sensorial, diferentes propostas vão se formando com a tinta. Também existe a opção de você colocar um papel lá dentro, com a tinta por cima, e colar no chão utilizando fita adesiva nas laterais. Dessa forma, a criança aperta apenas por cima e tenta criar desenhos manejando a tinta no papel, por fora do saquinho!

As opções com gel nestas brincadeiras sensoriais também podem ser divertidas, e é possível explorar de outras maneiras. Em meio ao gel, é possível colocar pequenos objetos para que a criança tenha que procurar tateando por fora. Dependendo da idade e do nível de habilidade dela, é interessante nessas brincadeiras sensoriais propor alguns desafios como “encontre as letrinhas do seu nome, na ordem”, ou ainda “encontre os números pares”. Tudo depende do que você insere no saquinho!

7. Brincadeiras sensoriais com a natureza

A natureza é uma infindável fonte de explorações sensoriais e é possível usá-la de diversas maneiras para se divertir. Se você mora perto de uma praça ou jardim, que tal propor uma caça às folhas? Com brincadeiras sensoriais voltadas para esse ambiente, as crianças podem perceber a variedade de tamanhos, cores e aromas que existem. Comparar flores e tamanhos de árvores também é uma prática de habilidades cognitivas e de percepção espacial.

brincadeiras sensoriais com a natureza
Os estímulos sensoriais da natureza são extremamente ricos para o desenvolvimento infantil.

Apenas observar e sentir a natureza já traz aprendizados incríveis, mas alguns elementos também podem se transformar em brincadeiras sensoriais interessantes. Que tal escolher algumas folhas, pedras ou até pedaços de legumes e frutas para fazer carimbos naturais? É só molhar cada item na tinta e perceber os formatos e texturas que eles possibilitam!

8. Adivinhando sabores

Adultos que não se alimentam com muita variedade costumam dizer que possuem “paladar infantil”, mas isso é uma falácia! Paladar infantil de verdade é estar livre e aberto às novas experiências, como costuma ser com os pequenos. 

As brincadeiras sensoriais de adivinhar sabores, além de ser uma ótima fonte de descobertas sensoriais, pode estimular uma criança mais resistente a novidades a provar comidas novas, tudo por meio do lúdico. 

As frutas são excelentes opções para momentos como esses, por serem brincadeiras sensoriais que oferecem uma enorme gama de cores, texturas e sabores e, dependendo da idade da criança, é possível ir além, tentando dar nomes às possibilidades e até categorizar os alimentos: quais são azedos e quais são mais doces? 

As crianças estão abertas para o mundo — e o mundo está aberto para elas, recheado de possibilidades! Brincadeiras sensoriais ajudam a explorar e estimular os pequenos, para que estejam sempre com as “anteninhas ligadas” para perceber o vasto mar de possibilidades que estão, o tempo inteiro, à sua volta!

Se você gostou desse conteúdo, não esqueça de se inscrever na newsletter do Amigo Panda para recebê-lo diretamente em sua caixa de entrada! É só preencher o formulário abaixo.


2 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria muito de receber essas atividades.

  2. Gostaria de receber essas atividades ,ideia ótima amei.

Comments are closed.