O que é terapia ocupacional e qual a sua função?

Professor, médico, advogado… existem algumas profissões que todo mundo conhece, não é mesmo? No entanto, outras são um pouco menos comentadas — e, nem por isso, menos importantes. Muitas pessoas só descobrem que existe um terapeuta ocupacional quando recebem a indicação de um acompanhamento com esse profissional, que atua ajudando a melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências, atrasos ou dificuldades.

Se o seu filho acabou de receber um diagnóstico e a indicação médica de acompanhamentos para reabilitação, este post é para você: continue na leitura para entender de uma vez por todas o que é terapia ocupacional!

Blog do Amigo Panda | O que é terapia ocupacional e qual a sua função?

O que é terapia ocupacional

Pare rapidamente para pensar e tente contabilizar a quantidade de pequenas atividades que você já fez no dia de hoje. Você provavelmente bebeu um copo de água, fez a cama, escovou os dentes, vestiu uma roupa e muito mais — e nem reparou em tudo isso. Em geral, não paramos mesmo para pensar na quantidade de ações cotidianas que realizamos a cada hora. 

Todas essas “pequenas” atividades fazem parte da nossa série de ocupações diárias, muito importantes para que possamos cuidar de nós mesmos, trabalhar e viver normalmente. Para algumas pessoas com deficiência, atrasos ou dificuldades, no entanto, essas tarefas podem não ser tão automáticas, e é aí que entra um profissional de terapia ocupacional.

Essa área da saúde é responsável por promover mais bem-estar e qualidade de vida a pessoas com diferentes questões que atrapalhem as atividades do dia a dia. Ela visa reabilitar esses indivíduos e encontrar novas formas de superar dificuldades e atuar de forma funcional.

o que é terapia ocupacional
A terapia ocupacional atua aprimorando a vida funcional de pacientes que possuem dificuldades.

Para quem é indicada?

A terapia ocupacional é indicada para pacientes de qualquer idade que precisem de reabilitação e estímulos dirigidos para melhorar seu desempenho em atividades cotidianas. 

Um bebê prematuro, por exemplo, pode trazer sequelas de seu parto antecipado bem como traumas do estresse causado pelo tempo na UTI, que atrasam o seu desenvolvimento. Um terapeuta ocupacional pode, portanto, em casos como esses, intervir para estimular o recém-nascido nas áreas motoras, cognitivas e sensoriais. 

Crianças com síndromes, atrasos motores ou até questões mais específicas, como hipersensibilidade tátil, se beneficiam muito desses processos, bem como indivíduos que sofreram acidentes, AVCs ou até amputações, e idosos, que buscam manter sua autonomia mesmo com a progressão do envelhecimento.

o que é terapia ocupacional
Idosos também se beneficiam muito com a terapia ocupacional, principalmente como prevenção, para evitar a perda da autonomia.

Como ela trabalha os pacientes

O grande diferencial da terapia ocupacional é enxergar a atividade humana como um processo que depende intrinsecamente do lúdico e do criativo para acontecer. É a criatividade, afinal de contas, que nos impulsionou para a evolução: para cada invenção feita pelo homem, existiu, um dia, um problema a ser sanado por ela.

Por conta disso, a TO trabalha por meio do lúdico e do criativo, de forma totalmente personalizada de acordo com as necessidades do paciente e sua disponibilidade para o tratamento, já que ele precisa ser a peça central do tratamento e, portanto, agente atuante de sua própria reabilitação

Como o trabalho é feito a partir da situação de cada paciente, as soluções também são  pensadas, conjuntamente, a partir daí. É muito importante esclarecer que a terapia ocupacional busca se inserir na vida do indivíduo como um todo, e não somente levar em consideração suas condições limitantes. 

Dessa forma, em processos terapêuticos infantis, por exemplo, o profissional costuma criar laços com a criança e pensar nas atividades de acordo com sua personalidade e preferências de brincadeiras, o que torna as sessões momentos divertidos da rotina.

o que é terapia ocupacional
Para que a criança seja a protagonista do próprio processo terapêutico, ela é estimulada por meio do lúdico, que leva em consideração suas preferências.

Segundo a terapeuta ocupacional Thays Visachi, “a terapia infantil trabalha tanto na prevenção quanto na habilitação e na reabilitação de crianças que possuem disfunções, síndromes ou deficiências no desenvolvimento”. Ela ressalta que a atuação do profissional, nesses casos, contempla desde os aspectos motores até os cognitivos, afetivos e sociais.

“O propósito é garantir que as crianças tenham qualidade de vida. Uma criança com paralisia cerebral, por exemplo, deve fazer terapia ocupacional para receber estímulos motores e sensoriais necessários ao seu desenvolvimento, bem como receber orientação psicossocial e acompanhamento na inclusão escolar”,, explica a profissional.

Blog do Amigo Panda | O que é terapia ocupacional e qual a sua função?

Recursos terapêuticos

Para além das sessões, a terapia ocupacional se expande por meio de ferramentas que auxiliam os pacientes em suas funções do dia a dia. Elas são consideradas recursos terapêuticos e podem fazer toda a diferença em processos de reabilitação por permitirem uma maior autonomia do paciente.

Segundo Thays, os recursos terapêuticos atuam no processo de reabilitação como uma extensão da mão do terapeuta, permitindo que os pais deem continuidade aos exercícios ou permitindo que as crianças possam se manter estimuladas mesmo enquanto não estão sendo trabalhadas pelo profissional. As ferramentas fazem, portanto, com que os resultados da terapia sejam alcançados mais brevemente.

Por entender a importância dessas ferramentas e sentir a necessidade delas para complementar e, até, acelerar o tratamento dos pacientes, Thays criou o Amigo Panda, um e-commerce especializado em recursos terapêuticos infantis. 

“Eu sabia que atingir resultados mais rápidos eram tão importantes para mim quanto para as famílias e para a própria criança. Sentia, também, a necessidade de poder contar com uma maior diversidade de recursos, uma vez que no mercado existiam poucas opções. Foi a partir disso que comecei a desenvolver novos produtos, colhi depoimentos e solicitações de outros profissionais para conceber o catálogo que temos disponível hoje. “.

Para conferir os recursos terapêuticos do Amigo Panda e entender um pouco mais sobre como cada um deles pode participar do dia a dia das crianças, é só clicar no banner abaixo!

Blog do Amigo Panda | O que é terapia ocupacional e qual a sua função?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui