Brincadeiras para autistas: 12 ideias divertidas e funcionais

Brincadeiras para autistas: 12 ideias divertidas e funcionais

Entreter as crianças nem sempre é uma atividade simples, você concorda? Ainda mais se falamos sobre crianças autistas que muitas vezes apresentam déficits sensoriais e dificuldades de atenção. É preciso um esforço dos adultos em descobrir como brincar e as ferramentas que podem estimulá-los da melhor forma. Por isso, esse artigo pretende ensinar você a colocar em prática 12 divertidas brincadeiras para autistas que podem ser feitas em casa ou em sala de aula. Vamos aprender?

 

Qual a importância do brincar para a educação infantil?

Quando a criança brinca, ela se apropria da cultura ao experimentar a imaginação, a interpretação e a construção de significados para diferentes situações.

Então, nada mais incrível do que aliar a criatividade aos estímulos importantes a cada idade da criança e cativar a atenção delas, não é mesmo?

Contudo, para crianças autistas, as brincadeiras precisam ser minimamente analisadas, e as brincadeiras sensoriais se tornam poderosas aliadas, pois podem colaborar para o desenvolvimento social, ajudar a criar mecanismos de comunicação e reduzir comportamentos repetitivos.

Assim, todas das brincadeiras que você aprenderá aqui, pretendem oferecer tanto estímulos sensoriais, tão necessários para crianças com autismo, quanto agirem como ferramentas de coordenação motora, linguagem e interação.

O papel dos pais e educadores na educação de crianças com autismo

Antes de prosseguir é importante destacar que o autismo não impede a criança de brincar. O papel dos pais e educadores, portanto, é adequar o comportamento das crianças às atividades específicas que as auxiliarão em seu desenvolvimento.

Dessa forma, por não serem muito inclinados a toques, é preciso tomar cuidado com o tipo de contato com a criança. Então, é importante sempre observar as preferências dos pequenos e respeitá-las. Essa atitude é essencial na hora de brincar com a criança autista.

Aqui vão algumas dicas práticas:

  • Tenha paciência;
  • Escolha um grupo bem pequeno para interagir com a criança (se for o caso);
  • Use poucas palavras para explicar as brincadeiras;
  • Explique por etapas;
  • Não ofereça muitas opções de escolha;
  • Nunca force algum comportamento;
  • Nunca retire objetos das mãos delas sem consentimento.

Assim, seguindo esses pequenos passos, podemos criar um ambiente tranquilo e sem turbulências. Tudo para que nossas crianças possam desfrutar de alegria, guardar bons momentos e se desenvolver corretamente.

Quer entender mais sobre as Estereotipias? Leia este artigo!

aprenda 12 brincadeiras para crianças com autismo

Brincadeiras para crianças autistas: descubra como fazer!

Então, chegou a hora de aprender como colocar em prática inúmeras brincadeiras para estimular crianças autistas! Vamos lá?

 

Brincadeira 1 – Desenhando com os pés

✔ Coordenação motora
✔ Linguagem
✔ Comunicação
✔ Sensorialidade

Como fazer:

Nesta brincadeira, o ideal é que o adulto se divirta junto com a criança. Para isso, coloque cartolinas ou papeis tipo pardo no chão (é importante que ele seja grande para terem espaço).

Assim, utilizando tintas laváveis, criem caminhos juntos, desenhem com os dedos dos pés e analisem formas anatômicas. Eles vão adorar a bagunça!

 

Brincadeira 2 – Objeto surpresa

✔ Estímulo dos sentidos
✔ Comunicação
✔ Atenção, foco e respiração

Como fazer:

A criança pode ficar de olhos fechados ou com uma venda. Depois disso, coloque um objeto no colo ou em suas mãos e peça para que ela adivinhe todas os detalhes dele. Você pode oferecer alimentos, bebidas, brinquedos e até roupas para que ela descreva as características de cada um.

Brincadeira 3 – Dia da Fantasia

✔Interação social
✔ Comunicação
✔ Linguagem

Como fazer:

Estipule o Dia da Fantasia! Neste dia, a criança deverá se vestir de algum personagem favorito ou até mesmo criar algum adorno correspondente, e assim, contar às outras crianças por que o escolheu, as características da veste e do personagem.

 

Brincadeira 4 – Mapa do Tesouro

✔ Coordenação motora
✔ Raciocínio Lógico
✔ Linguagem

Como fazer:

Esconda um objeto em qualquer local. Depois, crie um mapa simples do espaço onde vocês estão e então leve a criança para uma busca cheia de desafios e surpresas.

 

Brincadeira 5 – Quem é quem?

✔ Atenção
✔ Memória
✔ Comunicação

Como fazer:

Espalhe pela mesa papéis com desenhos de partes do corpo humano (olhos de cores variadas, cabelo, rostos, etc) e então peça para a criança autista montar o corpo e a aparência de alguém conhecido. Você também pode associar aqui a brincadeira “Paper Dolls” que explicaremos mais adiante.

 

Brincadeira 6 – Passeio na natureza

✔ Atenção
✔ Comunicação
✔ Tato e audição

Como fazer:

Saia para uma caminhada curta em um jardim ou parque. Enquanto passeiam, aproveite o momento para mostrar e ensinar os nomes de insetos, plantas e os pequenos animais que vivem na terra e nas árvores. Vocês podem tirar fotos e fazer um álbum catalogando toda a aventura!

Colete ponderado para autistas crianças com TEA Amigo Panda
O Colete Ponderado é uma ótima ferramenta para o estímulo sensorial na criança com autismo. Clique para conhecer!

Brincadeira 7 – Paper Dolls

✔ Raciocínio lógico
✔ Memória
✔ Atenção

Como fazer:

Volte aos tempos antigos mostrando às crianças os bonecos de papel. Você pode imprimi-los com moldes da internet e então peça para a criança encaixar as partes que faltam das roupas nos bonequinhos. Aqui, você pode trabalhar tanto o aspecto das cores, quanto das formas.

 

Brincadeira 8 – Fazenda do Cuidado

✔ Coordenação motora
✔ Atenção
✔ Linguagem

Como fazer:

Espalhe animais de brinquedo pela casa/sala e peça para que a criança autista os encontre e os coloque dentro de um cercadinho (montando uma fazenda). Assim, ela aprende a ter zelo pelos animais e pelos próprios brinquedos! Essa atividade funciona com várias temáticas e também pode ser uma alternativa para que a criança aprenda a guardar seus próprios brinquedos ao final do dia.

 

Brincadeira 9 – Basquete ou Boliche adaptado

✔ Coordenação motora
✔ Linguagem
✔ Atenção

Como fazer:

Separe uma bola e um balde para um jogo simples estilo basquete e peça para a criança acertar o balde com a bola. Assim, para o boliche, utilize garrafas PET e uma bola macia. O espaço pode ser adaptado para que os jogos aconteçam em cima de um tapete de EVA para que os barulhos não assustem as crianças.

 

Brincadeira 10 – Viagem ao Espaço

✔ Interação
✔ Comunicação
✔ Linguagem

Como fazer:

Faça fantasias simples de astronauta com papel alumínio, um foguete de papelão, e coloque a lua, o sol e as estrelas no ambiente. Por fim, motive a criança autista a fazer uma viagem imaginária ao espaço e vá explicando a ela sobre galáxias e planetas.

 

Brincadeira 11 – Hortinha particular

✔ Coordenação motora
✔ Atenção
✔ Tato e visão

Como fazer:

Use pequenos vasos com mudas simples de flores ou temperos e desenvolva a atividade do cuidado diário com a natureza. Nesse meio tempo, quem sabe vocês não animam em cuidar de uma horta completa posteriormente?

 

Brincadeira 12 – Sudoku

✔ Raciocínio Lógico
✔ Atenção
✔ Coordenação motora fina

Como fazer:

Incentive a criança a completar as células de 1 a 9 sem, necessariamente completar todas as tabelas. Aqui, desenvolvemos o raciocínio lógico para tarefas simples e ao mesmo tempo, complexas.

 

Gostou desse conteúdo sobre Brincadeiras para Autistas? Temos outros posts que podem interessar a você:

Brincadeiras para bebês: como estimular os pequeninos
8 brincadeiras sensoriais para estimular os cinco sentidos
10 brincadeiras para crianças com TDAH

Conte com o Amigo Panda nos cuidados com a criança autista além das brincadeiras!

Afinal, você já conhece o trabalho do Amigo Panda?

Somos uma empresa brasileira, fundada em 2017 pela T.O Thays Visachi, com objetivo de criar e confeccionar produtos que melhoram a qualidade de vida de crianças atípicas, trazendo mais desenvolvimento, inclusão e bem-estar.

Por isso, em nossa loja online, você encontra produtos terapêuticos como órteses dinâmicas do tipo corretores posturais, cintas abdominais e roupas sensoriais que fazem com que a criança ou adolescente hipotônico sinta mais segurança e evolua nos resultados diários.

Quer saber mais sobre nós? Olha só:

  • Nossos produtos são criados por especialistas da área;
  • Fabricação exclusiva e nacional;
  • Produtos patenteados;
  • Qualidade e durabilidade comprovadas;
  • Consultoria gratuita;
  • Experiência de compra personalizada;
  • Programa de revitalização das vestes;
  • Oferecemos troca gratuita.

Nossos produtos podem ser utilizados por crianças que possuem patologias neurológicas diversas, como Paralisia Cerebral, Autismo, AME, Síndrome de Down e outras. Além disso, a utilização dos produtos pode ser aplicada em todas as atividades da criança, seja em consultório ou fora dele, em casa e nos momentos de lazer.

Se você é profissional da saúde ou pai e mãe de uma criança atípica, conheça os produtos que irão melhorar a qualidade de vida do seu pandinha!

Clique na imagem abaixo e acesse nosso site!

amigo-panda-colete-postural

17 COMENTÁRIOS

  1. Simplismente AMEIII!!

    Estou presidente de uma associação que atende crianças portadoras de necessidades especiais.
    Somos de uma cidade no interior de Minas, JACINTO.
    Temos uma demanda de 68 crianças, com necessidades especiais variadas, fazemos um trabalho de voluntariado.
    Sou educadora Física, aposentada Amo ajudar a ajudar.
    Que contribuição maravilhoso.

  2. Bom dia ,sou psicóloga, atualmente atuando em uma ONG, temos muitas crianças diagnosticadas com TEA,gostei muito das sugestões de atividades. Obrigada

  3. Sou avó do Guilherme, 2a9m, diagnosticado com Autismo
    Moramos em Guarulhos -SP
    Agradeço a Deus, por ter encontrado esta página no Google
    Vou buscar por em prática essas brincadeiras (atividades), crendo que vai ser recompensadora, na vida do Gui e nas nossas, tbm
    Muito obrigada 😍

  4. Sou Neurolinguista e oriento alunos de IES com pesquisas em inclusão social. Amei as sugestões.

  5. Boa tarde!
    Material excelente!
    Irei usar e auxiliar a minha professora de apoio.
    Parabéns pelo belo material!

  6. Bom dia!Eu vou começar a trabalhar com um aluno autista em sala de aula.O que posso fazer para contribuir no aprendizado desse aluno e ajudar a professora da sala?

  7. Bom dia adorei seu conteúdo, muito bem explicado da pra fazer em casa, não tenho condições de pagar por terapia especializada vou fazer essas brincadeiras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui