Para que serve o colete postural ou body de rotação infantil?

Quem nunca ouviu de uma mãe ou avô o conselho de melhorar a postura, não é mesmo? Mas será que realmente temos noção do que isso significa? 

Afinal, o que é postura? Hoje vamos conversar um pouco sobre o que significa, na prática, o alinhamento postural, sua importância para a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento, e explicar para que serve o colete postural e em que situações ele é indicado. Siga na leitura!

O que é alinhamento postural?

Postura corporal é a posição em que um corpo se mantém em determinado momento e que o ajuda a se manter em equilíbrio, reagindo à força da gravidade. Parece muito complicado quando dito nesses termos e, pelo contrário, muito simples quando pensamos que “basta manter o corpo alinhado e ereto”. No entanto, acredite, é muito mais fácil entender que aplicar.

Isso porque, para que mantenhamos a postura correta, precisamos de um exercício constante do sistema nervoso e dos músculos, para manter nossas articulações na posição certa, garantindo então o bom alinhamento postural. 

colete postural: a importância do alinhamento correto
O sistema nervoso e os músculos precisam trabalhar em conjunto para garantir o alinhamento postural correto.

Não é uma tarefa tão simples quanto pode parecer, visto que nosso corpo, muitas vezes, se “vicia” em encontrar o conforto e posições diferentes da correta. Esse conforto, no entanto, existe apenas no curto prazo, já que pode acarretar muitos problemas futuros, decorrentes desse mal posicionamento — e quando dizemos futuro, não estamos necessariamente nos referindo a uma passagem de anos.

As consequências do alinhamento postural incorreto podem aparecer muito mais rápido do que se imagina, podendo culminar, por exemplo, em casos de escoliose infantil ou até lesões graves em movimentos cotidianos ou práticas esportivas.

A importância do alinhamento postural correto

Se manter a postura correta é importante ao longo de toda a vida, durante a infância e a adolescência se torna ainda mais essencial, visto que o corpo ainda está em formação e o esqueleto está em crescimento e sendo gradativamente moldado. Analisar, portanto, o alinhamento corporal da criança é de suma importância para que não apareçam problemas de coluna futuros.

Estar atento ao posicionamento do corpo das crianças tanto em momentos de descanso como nas atividades cotidianas, como a postura na hora de comer, fazer a lição de casa ou carregar a mochila, pode evitar muitas idas à emergência por conta de dores e lesões.

Dicas de alongamento para correção postural

Se você já percebeu algum problema grave de postura no seu filho, é fundamental alertar o pediatra e consultar, também, um ortopedista que possa indicar o tratamento adequado para o caso. No entanto, se o desalinhamento ainda não chegou a um nível drástico, ele pode ser evitado com alguns alongamentos que podem ser inseridos na rotina de maneira lúdica!

Essas movimentações servem tanto para fortalecer o tronco e os membros da criança quanto para despertá-la para alguns músculos que podem ser pouco trabalhados e esquecidos no dia a dia, e são importantes para a manutenção da postura!

colete postural: como trabalhar o alinhamento
Os alongamentos podem ser trabalhados de maneira lúdica com as crianças e ajudar na correção postural!

Alongamento na parede

Que tal propor à criança o desafio de encostar o corpo todo na parede? Mas precisa ser todo mesmo, nada de encostar o bumbum e a cabeça e deixar as costas curvadas! Quando a cabeça, as costas, o cóccix e os braços estiverem encostados, confira o alinhamento dos ombros e peça para ela manter a posição por 1 minuto, para garantir o alongamento!

Alongamento sentado de pernas abertas

Peça para a criança sentar no chão de pernas abertas e, então, descer o tronco caminhando com as mãos para frente até onde ela conseguir, sem flexionar as pernas, e manter a posição por pelo menos 30 segundos.

O interessante de alongamentos como esse é a sensação de recompensa que a criança pode perceber após seguir praticando todos os dias, já que ela vai conseguir melhorar seu alongamento e caminhar com a mão para cada vez mais distante!

Brincando de voar

Esse alongamento pode ser utilizado para estimular, também, a imaginação da criança! Apresente para ela as suas escápulas e a convide a imaginar que, se ela voasse, seriam desses ossos que sairiam de suas asas. Como ela gostaria que fossem suas asas? Peça para ela imaginá-las e descrevê-las!

Quando ela já tiver criado suas asas imaginárias, peça para que ela se concentre, então, nas escápulas para posicioná-las! Diga para a criança trazer os ombros para trás, impulsionando as escápulas para o centro, e permanecer nessa posição por pelo menos 30 segundos para reforçar as asas!

Cumprimentando a si mesmo

Que tal treinar um aperto de mão consigo mesmo, por trás das costas? Peça para a criança unir as mãos nas costas e, então, esticar os braços trazendo os ombros para trás mantendo o pescoço parado. Esse movimento vai ampliar o peitoral e alongar os músculos da região!

Pernas para o alto!

Esse alongamento é um pouco parecido com o da parede, mas, dessa vez, peça para a criança encostar o corpo todo no chão, garantindo que a cabeça, o cóccix e toda a extensão das costas e dos braços esteja encostando na superfície. Então, peça para que ela erga as pernas o máximo que conseguir sem tirar as costas do chão e mantenha a posição por 30 segundos, alongando tanto a coluna quanto as pernas.

Para que serve um colete postural?

Os coletes posturais são recursos muito indicados por médicos com o intuito de reeducar a postura do usuário, mantendo o tronco na posição correta e evitando o desenvolvimento ou a piora de lesões.

 

 

Quando utilizado de acordo com as necessidades do paciente e a prescrição do médico, ele costuma trazer resultados muito satisfatórios à saúde e ao bem estar do usuário. 

O Amigo Panda é um e-commerce de recursos terapêuticos infantis que desenvolveu três opções de Bodies para correção de postura infantil que podem atender de bebês a crianças de 16 anos. 

O Body Panda BTA trabalha com tração anterior, o que significa que suas abas tracionam para a frente, estimulando a flexão do tronco. O Body Panda BTP, por sua vez, trabalha com tração posterior, com abas que tracionam para trás. Ambos trabalham promovendo a ativação e a contração muscular, de forma a estimular o sistema musculoesquelético.

Já o Body de Rotação se assemelha ao Body BTP por trabalhar com tração posterior, mas também estimula as rotações internas e externas dos membros inferiores. Os três modelos são desenvolvidos para atuar no alinhamento postural de crianças que tenham alguma deformidade, desalinhamento ou não possuem controle do tronco. São feitos sob medida e devem ser utilizados de acordo com indicação médica!

Para conferir os Bodies de correção postural do Amigo Panda é só acessar o e-commerce, clicando no banner abaixo!

Bodies do Amigo Panda

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui