Como perceber e tratar distúrbios de aprendizagem infantil

Como perceber e tratar distúrbios de aprendizagem infantil

A educação infantil pode ser considerada uma grande janela para análise, uma vez que é durante esse processo que as crianças começam a manifestar determinados aspectos comportamentais e pedagógicos. Nesse momento é possível identificar algumas alterações e, até mesmo distúrbios de aprendizagem infantil.

Incidência de distúrbios de aprendizagem infantil em crianças dentro e fora do Espectro Autista

De acordo com uma pesquisa realizada pela Revista Science e divulgada pelo Instituto Fiocruz, estima-se que cerca de 10% das crianças nas escolas têm dificuldades específicas de aprendizagem e precisarão, eventualmente, de algum tipo de apoio educacional especial.

Com isso, cabe aos professores e educadores analisarem tais características e, em um trabalho conjunto e multidisciplinar, providenciarem todas as técnicas para que o aluno seja bem assistido. Os sinais de distúrbios de aprendizagem devem ser notados rapidamente para que as intervenções sejam precoces e o desenvolvimento do pequeno, possibilitado cada vez mais rápido.

Contudo, em crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), cerca de 70% deles, possuem outras comorbidades além da condição. Por isso, é essencial o acompanhamento de profissionais específicos para investigar a possibilidade de avaliação pelo Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou Deficiência Intelectual, pois elas podem ser barreiras importantes para o pleno aprendizado do autista.

O que é o distúrbio de aprendizagem infantil?

Em suma, é a dificuldade que a criança possui em uma área acadêmica específica e que interfere no desempenho dos estudos ou nas atividades normais da vida diária apropriadas à idade.

Acredita-se, então, que eles ocorram devido a uma anormalidade no sistema nervoso, seja na estrutura do cérebro ou no funcionamento de substâncias químicas cerebrais. A diferença no sistema nervoso faz com que a criança com transtorno de aprendizagem infantil receba, processe ou comunique informações de uma maneira diferente.

Do mesmo modo, os transtornos de aprendizagem constam na Classificação de Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), contudo não são necessariamente uma doença, mas causa prejuízos ao bem-estar da criança ou adolescente. Geralmente, está associada a diversos fatores que podem ser:

1. Orgânicos: problemas visuais, auditivos, disfunções ou lesões neurológicas, transtornos do desenvolvimento infantil;

2. Ambientais: relacionados à metodologia de ensino, influências sociais, estímulos recebidos ao longo do desenvolvimento infantil ou qualidade de ensino inferior;

3. Psíquicos: inadequação à realidade, instabilidade emocional, baixa tolerância à frustração, inibição, sentimentos de rejeição e inferioridade, entre outros.

Transtorno de aprendizagem tem cura?

Geralmente, os distúrbios de aprendizagem não possuem cura definitiva. Por esse motivo, é essencial que haja o diagnóstico precoce e atendimento eficiente por profissionais qualificados dentro e fora da sala de aula em todos os estágios da vida escolar da criança.

Os principais tipos de distúrbios de aprendizagem

Distúrbio de Leitura

A criança lê abaixo do nível esperado dada a sua idade, série na escola e inteligência. Assim, crianças com transtorno de leitura leem lentamente e têm dificuldade de compreensão.

Distúrbio da Matemática (Discauculia)

Constantemente é detectado quando a criança tem problemas com habilidades relacionadas aos números, como contar, copiar números corretamente, aprender tabuada, reconhecer sinais e operações matemáticas.

Distúrbio da Expressão escrita (Disgrafia)

Identificado então, quando uma criança apresenta dificuldades na escrita, como compreensão de gramática e pontuação, ortografia, organização de parágrafos ou redação.

disturbrios-aprendizagem-infantil-amigo-panda

Distúrbios de aprendizagem infantil: como identificar?

Ocasionalmente, os sinais podem ser identificados pelos pais ou professores, mas é importante uma avaliação com especialistas.

O primeiro a avaliar a criança fora da escola deve ser o neurologista para identificar se é um distúrbio específico de aprendizagem ou se existem comprometimentos do Sistema Nervoso Central como sequelas de anoxia, malformações cerebrais bem como doenças familiares.

A avaliação nos distúrbios de aprendizagem infantil

Por analogia, esta avaliação abrangente inclui testes educacionais e psicológicos, além de conversar com a criança e os pais. Os resultados, então, são usados para determinar as necessidades educacionais e o possível uso de medicação para ajudar na distração ou hiperatividade.

Esta avaliação indica, igualmente, a necessidade ou não de terapias adicionais como fonoaudiologia ou psicoterapia familiar para maximizar o potencial de aprendizagem e qualidade de vida da criança.

Mas antes de procurar um médico, alguns sinais são importantes para detectar precocemente distúrbios de aprendizagem na educação infantil nos primeiros anos de vida escolar das crianças, são eles:

  • Atrasos na fala;
  • Erros recorrentes na fala (troca de letras, sílabas);
  • Dificuldades na coordenação motora;
  • Histórico familiar de falha no desenvolvimento cognitivo;
  • Sinais de dispraxia e impulsividade.

Bases do Tratamento

Da mesma forma, o tratamento específico para distúrbios de aprendizagem será determinado com base em alguns tópicos, dentre eles:

  • Idade da criança, saúde geral e histórico médico;
  • Tipo de transtorno;
  • A tolerância da criança a medicamentos ou terapias específicas;
  • Expectativas para o curso do transtorno.

Em autistas, qual é o papel de pais e da escola na aprendizagem?

Definitivamente, para ajudar a aprendizagem do autista, a escola deve criar um programa pedagógico de adaptações escolares especializadas, que atenda às necessidades e características individuais do pandinha.

Além disso, a lei determina que haja a oferta de um profissional escolar em todos os níveis e modalidades de ensino para apoio ao aluno com autismo.

Vale ressaltar que a educação não é dever apenas da escola. De maneira idêntica, pais ou responsáveis devem estar presentes, serem participativos nas atividades e sempre estimularem e apoiarem a criança.

Da mesma forma, as terapias multidisciplinares também dão suporte e auxiliam o aluno com autismo a superar possíveis barreiras para o aprendizado. Entre as principais, vale destacar psicologia, psicopedagogia e terapia ocupacional.

Em suma, toda criança com autismo possui a capacidade de aprender, cada uma do seu jeito. Por isso, deve-se oferecer suporte e individualizar os programas e intervenções educacionais conforme as necessidades do pandinha, sem perder a essência da inclusão e socialização junto às outras crianças, que muitas vezes tornam-se referências e grandes incentivadoras no processo da aprendizagem.

Pais, escola, bem como profissionais de saúde precisam estar atentos a essas necessidades para melhorar a inclusão, o aprendizado e a independência de nossas crianças.

Recursos pedagógicos infantis para estimular a concentração e o foco

Em síntese, abaixo temos 4 dicas simples de ferramentas para estimular a concentração infantil em casa ou em ambiente escolar:

1. Leitura frequente

Livros normalmente despertam a curiosidade das crianças, principalmente quando contam com histórias interessantes ou têm boas ilustrações. Por isso, quando elas ainda não sabem ler, o segredo é ter sempre alguém por perto para ajudar com as palavras e chamar a atenção para as imagens.

Aqui em nosso blog, temos dois artigos sobre leitura infantil:

Livros sobre diversidade

Livros Desmistificando o Autismo

2. Jogos de Memória

Em jogos desse tipo, a concentração é fundamental para reparar em cada peça e guardar a posição delas quando estão viradas ao contrário. Assim, você pode montar o seu próprio jogo da memória imprimindo imagens preferidas da criança, ou mesmo utilizar os clássicos.

3. Colete Ponderado

Você já ouviu falar em recursos que podem ser utilizados enquanto as crianças brincam e se desenvolvem. O Colete Ponderado é um item de vestuário sensorial que colabora com o foco e a atenção durante as tarefas diárias da criança. O colete ponderado não é uma roupa de moda, e sim um recurso terapêutico recomendado por profissionais de saúde e muito utilizado no Brasil e no mundo.

Em resumo, o colete ponderado (ou colete de peso) é o nome dado a um colete que adiciona peso extra em quem o utiliza. O objetivo do colete é gerar pressão profunda no corpo do indivíduo, gerando informações ao sistema sensorial proprioceptivo e favorecendo a transmissão de informações ao cérebro, sejam elas relacionadas a posição do corpo no espaço ou às sensações.

O Colete Ponderado pode ser utilizado por crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com TDAH que apresentam distúrbios de aprendizagem infantil.

Para saber os benefícios do seu uso e todos os fatores que englobam as dificuldades de processamento sensorial, você pode acessar nosso artigo completo sobre o assunto clicando aqui.

Blog do Amigo Panda | Como perceber e tratar distúrbios de aprendizagem infantil

4. Quebra-cabeças

Quer uma atividade melhor para promover a concentração do que ter que encaixar peças diferentes? A princípio, elas são apenas partes desconexas de uma figura que devem se formar ao final. É realmente de “quebrar a cabeça”, e até os adultos são desafiados nos jogos mais complexos. Em geral, essa é uma prática que as crianças adoram e que vai eventualmente exigir delas muita atenção aos detalhes.

 

E então, esse conteúdo foi útil para você? Caso tenha identificado seu filho ou filha dentro das avaliações acima, não deixe de avaliar a necessidade de acompanhamento médico especializado. Afinal, nossas crianças merecem a qualidade de vida que a adequação social e comportamental oferecem.

Todavia, em caso de dúvidas, deixe seu comentário e continue acompanhando nossos artigos aqui no Blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui