Corretor de postura infantil: conheça o item ortopédico inteligente

Amigo Panda_Corretor_Postural_Body_Panda

O crescimento corporal é um processo incrível. Imagina pensar que “sozinho” e de forma quase “autossuficiente” o nosso organismo traça uma rota para o nosso desenvolvimento. Todo esse processo é complexo e, portanto, precisa de atenção e acompanhamento.

Do nascimento até a idade adulta, o corpo progride e passa por diversas etapas fundamentais para o desenvolvimento. Entre o posicionamento de todos membros do nosso corpo, um deles possui maior necessidade de atenção: o posicionamento da coluna vertebral.

Crianças, jovens ou adultos que possuem desvios, malformações ou deformidades, seja nas costas, nos braços, mãos ou pernas, sentem muitas dores e podem ter a saúde dos outros órgãos prejudicada, assim como o desenvolvimento motor.

Um recurso auxiliar fundamental para o tratamento dessa condição é o corretor de postura infantil que pode ser um body, e para outras partes do corpo também existem a bermuda adutora, a tala extensora, o abdutor de polegar e o calçado ortopédico.

Se o seu filho ou alguma outra criança que você conhece tem algum problema postural, esse artigo é o mais indicado. Boa leitura!

O que é um corretor de postura infantil?

Antes de entender melhor sobre cada corretor de postura infantil e como eles funcionam, primeiro vamos falar um pouco sobre o que é, de fato, um corretor de postura infantil.

O corretor de postura infantil é um recurso ortopédico auxiliar fundamental para crianças que têm condições adversas de postura por questões físicas, neurológicas ou neuromotoras específicas. É esse produto que vai atuar na prevenção e auxílio no tratamento.

É válido lembrar que o corretor de postura infantil não é um tratamento isolado. Bebês, crianças ou adolescentes que possuem problemas posturais precisam do acompanhamento de uma equipe médica com terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros profissionais. O corretor de postura infantil é um aliado das terapias e exercícios para evitar maiores problemas, facilitar a rotina e melhorar a qualidade de vida.

O uso desses recursos vai depender da região onde está localizada a malformação, desvio ou deformação. Por exemplo, quando falamos em “Colete de Correção Postural”, automaticamente lembramos daqueles de termoplástico, ferro ou acrílico, certo? Na verdade, nem todos são assim!

Amigo Panda_Corretor_Postural_Body Panda_Terapia

O Body Panda, por exemplo, é um corretor de postura infantil de malha, flexível, respirável, personalizável e com alta durabilidade. Agora, quando a criança tem alguma condição relacionada ao posicionamento das pernas, existe a Bermuda Adutora que se assemelha a uma roupa comum, pode ser usada como tal e atua diretamente no alinhamento das pernas e suporte abdominal. Já está na hora de desmistificar as vestes terapêuticas. Elas também podem ser modernas, funcionais e bonitas.

Para que serve o corretor de postura infantil?

Antes de entender para que serve, vamos te explicar o que é o alinhamento postural. Dessa forma vai ficar mais fácil para entender a importância do uso de um corretor de postura infantil, quando necessário.

Alinhamento Postural

Um bom alinhamento corporal é aquele em que as articulações que suportam o peso corporal estão alinhadas e é necessário apenas o mínimo de ação muscular para manter a postura ereta.

A orientação postural é obtida a partir de uma complexa interação entre informação sensorial e atividade muscular, isso significa que a todo momento o corpo está recebendo e transmitindo informações sobre o posicionamento de todos os segmentos.

O bom equilíbrio, que gera uma postura correta, depende das informações de três sistemas: visual, proprioceptivo (músculos, tendões e articulações) e do sistema vestibular (labirinto), que auxiliam o Sistema Nervoso Central (SNC) a garantir uma postura correta.

Corretor de Postura infantil: quando acontece um desalinhamento corporal?

Para termos uma noção do que é um desalinhamento postural, precisamos de uma postura de referência: a postura ereta. É considerada uma alteração de postura qualquer assimetria entre os segmentos corporais quando comparados a postura ereta.

Amigo Panda_Corretor_Postural_Body Panda_Antes_Depois

Lembra que explicamos acima sobre as informações da postura enviadas ao corpo? Quando a informação de determinado setor do corpo não se enquadra no molde de coerência, faz com que o sistema nervoso seja obrigado a reagir para buscar a coerência perdida.

Nesse momento se instalam os desequilíbrios posturais que acarretam em alterações e participações de mecanismos compensatórios do sistema proprioceptivo, levando à adoção sistemática de posturas incorretas.

Também existem as malformações ou deformidades congênitas do corpo. Por exemplo, se estiver localizada na coluna pode ser “escoliose”. Existem também os desalinhamentos relacionados a problemas neuromusculares, problemas genéticos, desigualdade no comprimento dos membros, entre outros. Mas para todos existe um recurso ortopédico inteligente, como o corretor de postura infantil.

Agora que temos a definição de alinhamento e desalinhamento postural, e do próprio corretor de postura infantil, é importante entender qual o seu papel para a saúde dos bebês, crianças e adolescentes.

Em linhas gerais, ele possui função corretiva, isto é, esse recurso vai atenuar alguma condição específica relacionada à postura e ao alinhamento do corpo dos pequenos.

Nesse sentido, os corretores de postura infantil, como o body, a bermuda, a tala extensora ou o abdutor de polegar auxiliam no alinhamento de determinada parte do corpo para promover uma posição sadia para que órgãos e estruturas funcionem bem, sem nenhuma sobrecarga ou qualquer tipo de dor.

O item ortopédico inteligente pode ser indicado em diferentes situações. A primeira delas é para crianças que possuem disfunções motoras ou neuromotoras que impedem o pleno controle do tronco e, consequentemente, sofrem com problemas de postura. A segunda é quando a criança se acostuma com uma postura incorreta, seja em pé, sentada ou deitada, e exige uma interferência externa para corrigir o problema.

Em casos mais específicos, o corretor de postura infantil pode ser indicado também para auxiliar em tratamentos pós-cirúrgicos, em casos de sobrecarga das áreas e, ainda, em lesões por esforço repetitivo (que, embora mais raro, também podem ocorrer em crianças).

O corretor de postura infantil funciona?

Amigo Panda_Corretor_Postural_Body Panda_Rosa

Essa é uma das dúvidas mais comuns entre pais e responsáveis por crianças com problemas posturais. Sim, ele funciona. Os corretores posturais auxiliam condições ortopédicas que precisam de intervenções.

O corretor de postura infantil adequado é uma forma eficaz e menos invasiva de oferecer mais qualidade de vida, saúde e bem-estar para a criança.

Contudo, caso a situação seja mais delicada e exija cirurgia, apenas o uso do corretor de postura infantil não será suficiente. Apenas um profissional poderá avaliar o caso. Vale lembrar que o corretor de postura infantil e a intervenção cirúrgica são complementares, dependendo do caso.

Quais são os tipos de corretor de postura infantil?

Existem vários tipos de corretor de postura infantil, já que existem inúmeras condições de desalinhamento, malformação ou deformidades. Vamos apresentar para vocês modelos específicos para auxiliar o tratamento de má postura em diferentes partes do corpo.

Corretor de postura infantil: Body Panda

Os bodies do Amigo Panda são produtos exclusivos. Inovações terapêuticas pensadas para atender as necessidades de bebês, crianças e adolescentes promovendo melhor qualidade de vida. São roupas compressivas consideradas uma órtese dinâmica desenvolvida com material respirável, fator de proteção UV50+, propriedade antiodor e alta durabilidade.

Quando falamos de Body Panda temos mais de um modelo à disposição dos pais e responsáveis, cada um específico para uma situação diferente.

Body BTA

O Body BTA ou Body de Tração Anterior é um corretor de postura infantil que possui abas que serão tracionadas para frente, no sentido da flexão do tronco. Ele possui dois acessórios: hastes rígidas e elásticos tracionadores. É indicado para crianças que “se jogam para trás”.

Body BTP

O Body BTP ou Body de Tração Posterior é um corretor de postura infantil que possui abas que serão tracionadas para trás, promovendo a extensão do tronco, e possui hastes rígidas e elásticos tracionadores. É indicado para crianças com paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, síndrome de down, mielomeningocele, doenças musculares, entre outros.

Amigo Panda_Corretor_Postural_Body Panda

Body de Rotação

O Body de Rotação é um corretor de postura infantil no qual é possível rotacionar os membros inferiores (interna ou externamente). Esta versão do Body Panda é um aprimoramento do Body BTP, com a inclusão das pernas.

Body de Piscina

O Body de Piscina é um corretor de postura infantil que permite a criança realizar terapias até debaixo d’água. Foi desenvolvido para ser fácil de vestir e promover conforto. Também possui as hastes rígidas e elásticos tracionadores.

Bermuda Adutora

A Bermuda Adutora é um corretor de postura infantil feita em malha especial compressiva. As pernas são unidas e o cós pode ser regular ou alto para o maior suporte abdominal. É indicada para crianças que ficam com as pernas muito abertas (hipotônicas) e que sentam em “W”. Para esses casos específicos, é recomendado que a Bermuda Adutora ultrapasse o joelho da criança.

Tala Extensora

A Tala Extensora é confeccionada em neoprene, possui velcros e hastes rígidas. O objetivo desse corretor postural infantil é restringir a flexão dos membros superiores, ajudando a conter estereotipias como, por exemplo, o hábito de levar a mão a boca.

O sistema de tração garante uma boa estabilidade da haste e o sistema de fechamento não permite que a criança consiga tirar a tala sozinha. Além disso ela ajuda a promover a extensão do braço funcionalmente, ou seja, ela permite uma leve flexão de cotovelo para facilitar as atividades do dia a dia.

Abdutor de Polegar

O Abdutor de Polegar é utilizado para estimular o posicionamento funcional do polegar, que influencia diretamente na capacidade de preensão da criança, ou seja, a capacidade de segurar objetos.

O modelo de corretor de postura infantil “munhequeira” promove maior estabilização do punho enquanto abduz o polegar. É indicado para crianças hipotônicas, com paralisia cerebral, síndrome de down, entre outras.

Amigo Panda_Corretor_Postural_Bermuda Adutora

O modelo de corretor de postura infantil “slim” difere do anterior porque tem a correia do punho fina. Isso torna o produto mais delicado e, portanto, mais indicado para bebês.

Existe diferença entre corretor postural feminino e masculino?

Pensando em produtos ortopédicos para adultos, o corretor postural feminino e masculino podem apresentar algumas diferenças para atender melhor aos pacientes, uma vez que homens costumam ter ombros mais largos, por exemplo, enquanto mulheres costumam ter cinturas mais finas. Contudo, muitas marcas fabricam modelos unissex, bastando saber a medida do corpo para fazer a escolha correta.

Já para o caso do corretor de postura infantil, não costuma ser feita a diferenciação de gênero. Isso porque, no caso de bebês e crianças, as características sexuais secundárias, que diferenciam os gêneros, como seios, circunferência dos ombros e da cintura, ainda não são aparentes. Nesse caso, basta se atentar ao tamanho e às medidas gerais do produto.

Como saber o tamanho correto do corretor de postura infantil?

A maioria das fabricantes de corretor de postura infantil indicam as medidas exatas de circunferência, altura, entre outras. Com a tabela de medidas da marca em mãos, é possível comparar os números do produto e avaliar qual o tamanho mais indicado para a criança.

Os produtos geralmente vão do P ao G, mas podem ter opções menores e maiores, como PP ou GG. Muitos modelos oferecem elasticidade e conforto. Algumas fabricantes, como é o caso do Amigo Panda, proporcionam a confecção personalizada, ou seja, você encaminha as medidas da criança e o produto é confeccionado sob medida.

Qual o preço médio de um corretor de postura infantil?

Considerando os diferentes modelos disponíveis no mercado atualmente, o preço do corretor de postura infantil pode variar bastante. Não existe uma média de preço que seja específica para essa linha de produtos.

Onde comprar corretor de postura infantil ortopédico?

Fundada pela terapeuta ocupacional Thays Visachi, que é também especialista em neuroreabilitação nfantil, o Amigo Panda é uma empresa brasileira que atua no ramo de recursos terapêuticos para crianças e adolescentes.

Produtos ortopédicos de qualidade são vendidos por lojas especializadas. Os corretores de postura do Amigo Panda são patenteados e já foram aprovados por mais de 21 mil pais, mães, médicos e terapeutas. Visite a loja virtual do Amigo Panda e confira todos os produtos.

1 COMENTÁRIO

  1. Só nao sei pq sao tao caros privando muitas criança de ter uma vida normal e esses body panda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui