Crianças atípicas em férias: como evoluir fora da terapia?

Crianças atípicas em férias: como evoluir fora da terapia?

As férias das crianças atípicas chegaram, e agora?

As férias não podem deixar de ser momentos de aprendizagem e continuidade das atividades benéficas ao tratamento. Por isso, precisamos ainda continuar estimulando nossos pequenos além das atividades diárias aprendidas na terapia para que não se perca toda a evolução adquirida ao longo do ano. Dessa forma, manter uma rotina de estimulações é extremamente importante para garantir a continuidade do tratamento no ano seguinte, sem retroceder nas conquistas. O uso de alguns recursos terapêuticos durante as férias, pode colaborar para colocar em prática as orientações recebidas do terapeuta, já que esses recursos funcionam como facilitadores e garantem que o estimulo presente a todo momento.

Nesse artigo, vamos aprender como adaptar a rotina de atividades das crianças atípicas nas férias e quais produtos terapêuticos podem colaborar com o seu desenvolvimento até mesmo nos momentos de diversão.

Férias com crianças atípicas: como fazer adaptação da rotina

Primeiramente, as férias devem ser momentos de descontração e alegria para a criança e, mesmo que não se façam grandes viagens ou atividades externas, podem haver deslizes principalmente nos horários das atividades diárias, dessa forma, essa é uma de nossas primeiras dicas. Fique atento aos horários previamente usuais da rotina da criança, mas claro, sempre levando em consideração que elas precisam sentir que estão mais livres de compromissos.

Organizar o tempo para as atividades diárias nas férias é uma dica é extremamente importante para pandinhas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo. Não abra mão de manter um quadro de atividades mesmo em momentos de descontração: use adesivos, gravuras ou fotos para ilustrar tudo de uma forma bem lúdica e visual. Isso porque, ao final desse recesso, a criança poderá voltar às atividades habituais e sentir menos os impactos das mudanças em seu cronograma.

Em casos como esse, converse com a criança atípica em férias e mostre as atividades que virão a seguir e as possíveis interações que ela será submetida. Assim, ela já saberá que naquele dia vai fazer algo diferente e a tendência é que reaja de uma forma mais tranquila.

Outra dica relevante são os cuidados com a alimentação e o sono. Para as refeições, a regra deve ser manter os horários estáveis, não pular refeições, não deixar petiscar entre elas e, sobretudo, não esquecer os princípios de uma alimentação saudável e indicada para o pandinha.

Nos horários de dormir, é essencial que se cumpra uma programação previamente estabelecida. As crianças precisam entender que o ritual – banho, jantar, um momento de relaxamento com um livro ou conversa e depois ir para a cama – é uma rotina importante e essencial para recarregar as energias para o próximo dia repleto de atividades.

amigo-panda-ferias-criancas-atipicas

 

Brincadeiras de férias são eficientes para o desenvolvimento infantil de crianças atípicas?

Frequentemente aqui em nosso Blog abordamos diversos tipos de brincadeiras que podem ser inseridas no cotidiano da criança atípica e que auxiliam pais, mães, cuidadores e terapeutas ocupacionais infantis a desenvolverem habilidades importantes em momentos de descontração nas férias das crianças atípicas. E sim, elas podem ser ferramentas incríveis de aprendizado!

Para entendê-las passo a passo, acesse os links abaixo:

Dicas de Brincadeiras para crianças com TDAH
Conheça brincadeiras para crianças com Síndrome de Down
O que são e como fazer brincadeiras sensoriais
Aprenda brincadeiras com estímulos para bebês
12 brincadeiras para crianças autistas

Devemos sempre ser entusiastas das brincadeiras, afinal de contas, é por meio delas que as crianças se divertem e praticam infinitas habilidades que serão levadas pela vida inteira. As brincadeiras sensoriais, por exemplo, são excelentes para que a criança exercite a percepção pelos diferentes sentidos do corpo, possam experimentar o mundo e se abrir para novas descobertas, já que os transtornos sensoriais podem ser frequentes em crianças atípicas.

Então, o ideal é que se entenda claramente a etapa de desenvolvimento em que a criança se encontra e também suas limitações físicas (se houver) e, a partir daí, basta deixar a criatividade rolar solta para encontrar brincadeiras que possam ser interessantes e estimulantes para determinada criança. Nesse caso, vale muito a pena ter uma conversa com o terapeuta do pandinha para que se possa levar para o ambiente doméstico, entretenimentos eficientes que serão braços da terapia feita em consultório. Algumas dicas são:

  • Evitar o uso excessivo de telas;
  • Incentive a interação de outros membros da família;
  • Exponha a criança ao contato com a natureza, brincando com flores, frutas e observando suas texturas e formas;
  • Use gelatina para mostrar a transformação do material e a possibilidade de a criança explorá-lo e experimentá-lo;
  • Estimule movimentos como o rolar, o sentar, o engatinhar ou andar e ficar em pé;
  • Nomeie e fale sobre todas as coisas em que seu filho pareça interessado;
  • Leiam livros juntos se demorando mais nas figuras.
  • Ofereça papeis e lápis estimulando sua livre criatividade!

Produtos terapêuticos infantis nas férias

Para além das sessões, a terapia infantil nas férias se expande por meio de ferramentas que auxiliam os pacientes em suas funções no dia a dia. Essas ferramentas são consideradas recursos terapêuticos e podem fazer toda a diferença em processos de reabilitação por permitirem uma maior autonomia do paciente.

Os recursos terapêuticos atuam no processo de reabilitação como uma extensão da mão do terapeuta. Eles permitem que os pais deem continuidade aos exercícios ou permitindo que as crianças possam se manter estimuladas mesmo enquanto não estão sendo trabalhadas pelo profissional. As ferramentas fazem, portanto, com que os resultados da terapia sejam alcançados mais brevemente. Vamos conhecer algumas delas e seus benefícios?

Vestes e Acessórios Posturais

Em casa, o Body ou Colete Postural pode ser utilizado como uma veste comum. Apesar disso, o ideal é combinar com o terapeuta o número de horas ideais diárias para que o pandinha o utilize.

Depois, basta escolher tarefas para que a criança aproveite o momento de brincar como estímulo benéfico ao seu desenvolvimento. Aqui no Amigo Panda você encontra as vestes de alinhamento postural em alguns formatos específicos para cada finalidade no tratamento.

 

Todos os produtos abaixo colaboram com o alinhamento postural, a melhora da estabilidade postural, o reposicionamento funcional das articulações, melhora a consciência corporal e a experiência sensório-motora contribuindo para o aprendizado. Porém, sendo utilizados junto às atividades do dia a dia, as férias das crianças atípicas se tornam ainda mais favoráveis ao seu desenvolvimento. São eles:

 

Body Panda BTA

BTA significa “Body de Tração Anterior”, por isso, ele possui abas tracionadas para frente, no sentido da flexão do tronco. Ele é indicado para crianças e adolescentes com dificuldades posturais, especificamente aquelas que se “jogam para trás”. Ideal para crianças com paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, Síndrome de Down, Mielomeningocele, doenças neuromusculares, entre outros.

Body Panda BTP – Infantil ou Juvenil

BTP significa “Body de Tração Posterior” e possui abas tracionadas para trás, promovendo a extensão do tronco. Nesse sentido, é indicado para crianças e adolescentes com dificuldades posturais. Ideal para crianças com paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, Síndrome de Down, Mielomeningocele, doenças neuromusculares, entre outros.

Body de Rotação – Infantil ou Juvenil

Com ele é possível rotacionar os membros inferiores (internamente ou externamente) se tornando uma versão do Body BTP, contudo, possuem a inclusão de pernas.

Body de Piscina

Este tem a cara das férias! O body de piscina tem como finalidade o tratamento e prevenção de alterações da coluna vertebral durante a hidroterapia infantil e dessa forma, foi criado para ser apropriado ao uso na água. Ele é feito de neoprene, possui hastes e elásticos, e é bem parecido com o nosso modelo mais famoso (BTP), mas muito mais fácil de vestir e confortável mesmo molhado.

Bermuda Adutora

Feita em malha especial compressiva e possui as pernas unidas. Assim, atua melhorando o alinhamento das pernas em relação ao quadril, na prevenção de deformidades causadas pelo mau posicionamento frequente (principalmente para crianças que sentam em W e hipotônicas), favorecendo o aprendizado motor e a ativação sensorial proprioceptiva. Oferece também melhor suporte abdominal na opção “cós alto”.

Faixas e Cintas

Elas foram criadas com a finalidade de aumentar a tração em alguma parte do corpo do pandinha, assim devem ser usadas juntamente com uma das vestes de alinhamento postural. No Amigo Panda temos a Faixa em X, Faixa Mista Posterior, Faixa Mista Anterior, Faixa Abdominal, Faixa Rotativa e a Faixa Rotativa Aderente.

 

ferias-crianca-atipica-amigo-panda

Vestes Sensoriais

Colete Ponderado

O colete ponderado (ou colete de peso) é o nome dado a um colete que adiciona peso extra em quem o utiliza. Assim, seu objetivo é gerar compressão e pressão profunda no corpo do indivíduo. Gera informações ao sistema sensorial proprioceptivo e favorece a transmissão desta mesma informação ao cérebro. Ideal para pandinhas com Autismo, Transtornos Sensoriais e TDAH.

Roupas Sensoriais

Podem ser encontradas nos formatos Blusa, Calça, Bermuda, Conjunto e Manga sensorial. Em outras palavras, estes produtos são confeccionados em malha especial compressiva e atuam na ativação do sistema proprioceptivo através da compressão provocada pela roupa.

Crianças atípicas em férias com o Amigo Panda

E então, gostou de conhecer novos produtos para o tratamento das crianças atípicas nas férias? Clique na imagem abaixo para visitar o nosso site e obter todas as informações importantes sobre os produtos.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o uso e as particularidades da patologia do seu pandinha, você pode entrar em contato conosco através do WhatsApp (11) 3230-4070 ou de nossas redes sociais no Instagram e Facebook.

Vamos conversar?

amigo-panda-colete-postural

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui