Entenda o que é e saiba como lidar com a síndrome NFIA

Entenda o que é e saiba como lidar com a síndrome NFIA 

Blog do Amigo Panda | Entenda o que é e saiba como lidar com a síndrome NFIA

Pouco conhecida, a síndrome do gene NFIA pode acarretar desafios durante a infância 

Olá, mamães, terapeutas e toda comunidade do Amigo Panda! No artigo de hoje vamos entender a Síndrome NFIA e saber como contribuir com o desenvolvimento dos nossos pandinhas diagnosticados com ela 

Primeiramente, iremos começar com o básico: o que é a síndrome NFIA 

A síndrome NFIA é causada por mutações no gene NFIA, que desempenha um papel crucial no desenvolvimento do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal do pandinha). Essas mutações afetam a produção de uma proteína essencial para a formação e maturação das células nervosas, mais comumente anormalidades do corpo caloso. 

Características adicionais incluem macrocefalia, convulsões, atraso no desenvolvimento e/ou comprometimento cognitivo, características dismórficas inespecíficas, ventriculomegalia e hipotonia, que podem exacerbar atraso motor e problemas de alimentação na infância. 

Blog do Amigo Panda | Entenda o que é e saiba como lidar com a síndrome NFIA
Radiografias de coluna vertebral, pelve, pernas, braço, antebraço e mãos: ossos encurtados e curvados e juntas proeminentes – Fonte: Pesquisa FAPESP

Os sintomas da síndrome NFIA podem variar de criança para criança, mas frequentemente incluem: 

  • Atraso no desenvolvimento: Muitas crianças com Síndrome NFIA apresentam atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo. Isso pode incluir dificuldade para sentar, andar ou falar; 
  • Desafios neurológicos: Desordens na estrutura cerebral são comuns, em alguns casos pode haver macrocefalia e tais alterações podem detectadas por meio de exames de imagem, como a ressonância magnética;
  • Problemas urinários: Má formação do trato urinário e refluxo vesicoureteral podem estar presentes em boa parte dos casos;
  • Outros sintomas comuns: Problemas gastrointestinais, dificuldade de alimentação e hipotonia (tônus muscular baixo) também podem ser observados.

Leia (+) A jornada da maternidade atípica enfrentando o desconhecido 

É possível descobrir a síndrome NFIA durante a gestação?

Pesquisadores descreveram características clínicas observadas durante o período fetal de 12 indivíduos diagnosticados com a síndrome, entre elas, a agenesia calosa (que é a ausência completa ou de parte do corpo caloso, uma estrutura que conecta os dois lados do cérebro) a partir da 28ª semana gestacional, além disso o aumento do perímetro cefálico e gravidez pós-termo também podem ser associados ao diagnóstico.    

Nesse estudo, publicado na revista Nature Genetics, os autores também destacaram a variabilidade dos sintomas e a importância do acompanhamento multidisciplinar. 

Desafios na jornada com a síndrome NFIA 

As crianças com Síndrome NFIA podem apresentar disfunções como por exemplo: a hipotonia, afetando a postura e coordenação, atrasos no desenvolvimento motor, alterações na fala e comunicação, problemas de aprendizagem e, em alguns casos, podem ocorrer convulsões. 

Deste modo, o diagnóstico da síndrome envolve uma combinação de avaliação clínica e testes genéticos. Um médico ou terapeuta pode suspeitar da condição com base nos sinais e características físicas da criança e confirmá-la mediante testes genéticos que identificam mutações no gene NFIA. 

Leia (+) Sentar em W e desenvolvimento atípico: o que os pais precisam saber 

Tratamento e intervenções para a síndrome NFIA

Até o momento, não há cura para a síndrome NFIA, mas várias intervenções podem ajudar a gerenciar o curso da doença e melhorar a qualidade de vida dessas crianças.  

O tratamento é geralmente multidisciplinar e pode incluir:  

  • Terapia ocupacional e Fisioterapia, para ajudar com os atrasos no desenvolvimento motor e atividades de vida diária; 
  • Fonoaudiologia, para ajudar com problemas de fala e alimentação; 
  • Cuidados de médicos especializados, para gerenciar problemas específicos, como alterações no trato urinário ou gastrointestinais. 

Produtos terapêuticos disponíveis para tratamento NFIA

Body Panda BTA e BTP: Auxiliam no alinhamento postural, proporcionando suporte e conforto durante o dia a dia. 

O Body do Amigo Panda BTA, possui elásticos tracionadores que agirão, no sentido da flexão do tronco. Seu uso auxilia no: alinhamento e estabilidade postural, reposicionamento funcional das articulações e na experiência sensório-motora. 

Ele é indicado para crianças e com dificuldades posturais, especificamente aquelas que se “jogam para trás”. 

Já o Body do Amigo Panda BTP atua da mesma forma, buscando o alinhamento e estabilidade postural, mas focando na extensão do tronco. Ele é indicado na síndrome NFIA e para crianças com paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, síndrome de Down, mielomeningocele, doenças neuromusculares, entre outros.   

Body Rotação: Promove a estabilização e o alinhamento das pernas. 

Esta versão do Body é um aprimoramento do Body BTP, com a inclusão das perninhas, sendo possível rotacionar os membros inferiores (internamente ou externamente), melhorando o reposicionamento funcional das articulações e a consciência corporal. 

Blog do Amigo Panda | Entenda o que é e saiba como lidar com a síndrome NFIA
BODY Amigo Panda de rotação

Body de Piscina: Ideal para hidroterapia, oferecendo suporte e liberdade de movimento na água. 

Este modelo foi desenvolvido para ser fácil de vestir, mantendo o alinhamento e estabilidade postural dentro de ambientes aquáticos. 

Blog do Amigo Panda | Entenda o que é e saiba como lidar com a síndrome NFIA
BODY Amigo Panda Piscina

Leia (+) Alinhamento e saúde com o colete de retificação postural infantil 

Os bodys do Amigo Panda são patenteados e considerados órteses dinâmicas, desenvolvidos com malha especial compressiva, respirável, além de fator de proteção UV50+, propriedade anti-odor e alta durabilidade. Nossos produtos podem ser usados dentro e fora da terapia para potencializar o desenvolvimento dos pandinhas. 

Antes de qualquer intervenção, consulte sempre um médico ou profissional de saúde para obter um diagnóstico preciso e orientações. Lembre-se que todo tratamento deve ser individualizado, cada criança é única e progride em seu ritmo próprio, celebre cada conquista! 

A comunidade do Amigo Panda está aqui para te apoiar na jornada atípica sempre.

Se você ainda não faz parte da nossa comunidade nos siga no Instagram, lá publicamos diariamente conteúdos pensados especialmente para você! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui