Evolução da postura na Equoterapia com uso de recursos auxiliares

Evolução da postura na Equoterapia com uso de recursos auxiliares

Diferentemente do que muitos pensam, a equitação como método terapêutico não é uma descoberta recente. Sendo reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997, esta modalidade complementar de auxílio ocupacional se tornou um tratamento com diversas comprovações de eficácia e amplamente difundido no Brasil e no mundo. Dá para imaginar? Para crianças e adolescentes atípicos, no entanto, a evolução da Postura na Equoterapia é fator essencial para o progresso motor, neurológico e emocional dos pequenos. Vamos entender o que é, como funciona e quais são os recursos auxiliares mais importantes? Acompanhe com a gente!

 

O que é a equoterapia?

A equoterapia, também conhecida como equiterapia, hipoterapia, ou ainda, terapia assistida por cavalos é uma metodologia terapêutica e educacional complementar que une tanto abordagens de saúde quanto de equitação. Ela visa estimular, portanto, o desenvolvimento e recuperação das funções neurológicas e/ou musculares em adultos, adolescentes e crianças.

Nesse sentido, esta famosa vertente da terapia ocupacional tem como base os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo que, consequentemente, estimulam as respostas de movimento do paciente, melhorando sua mobilização, postura, equilíbrio, fortalecimento muscular e, simultaneamente, interação social com a equipe ao redor. Nós vamos conversar mais sobre os seus inúmeros benefícios em breve.

Tendo em vista sua grande importância, no dia 09 de agosto, então, foi instituído o Dia Nacional da Equoterapia pela Lei nº 12.067/2.009 com o objetivo de difundir essa importante modalidade terapêutica.

A quem é indicado praticar equoterapia?

As indicações mais comuns para a prática e o alcance da evolução da postura na equoterapia são para crianças, adolescentes e adultos portadores de patologias como:

  • Síndrome de Down;
  • Paralisia Cerebral;
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA);
  • Atrofia Muscular Esquelética (AME);
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);
  • Síndrome de Asperger.

E ainda, de maneira mais geral, de acordo com a Associação Nacional de Equoterapia, o público-alvo também abrange pessoas com:

  • Patologias genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas;
  • Sequelas de traumas e cirurgias;
  • Patologias mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais;
  • Distúrbios de aprendizagem e linguagem.

Você conhece crianças e adolescentes que podem se identificar? Compartilhe esse artigo!

Pandinha Anna Vittoria com o Body BTP na Equoterapia
Pandinha Anna Vittoria com o Body BTP na Equoterapia

Como funcionam as sessões de equoterapia?

Em uma sessão de equoterapia, a equipe responsável é composta por um auxiliar-guia para conduzir o cavalo, um auxiliar lateral e também um terapeuta ou mediador.

O cavalo e sua “andadura” (nome dado ao tipo de marcha do animal) são escolhidos pelo terapeuta conforme a necessidade de cada paciente, sendo que, a variação do passo do cavalo, velocidade, estimulação de direção interferem como resposta ao tratamento. Além disso, previamente, há uma avaliação do tônus muscular do paciente e suas necessidades, para que, o cavalo com suas características especiais possa ser um instrumento eficaz para a atividade.

Todavia, o cavalo possui três andaduras naturais: o passo, o trote e o galope. O passo é a andadura mais indicada para a equoterapia devido à sua regularidade e ritmo leve. Você sabia desse detalhe?

Evolução da postura na equoterapia com uso de corretor postural infantil

Individualidade e perseverança são as chaves para a evolução da postura na Equoterapia

Nesse sentido, para a sessão, são conhecidas algumas etapas principais, a depender do tratamento específico:

Uma delas é chamada de hipoterapia, que utiliza a oscilação do cavalgar para alterar estados psicológicos e físicos. Essa modalidade geralmente é escolhida quando o participante não tem autonomia, e necessita do auxílio constante do terapeuta.

Outra abordagem comumente aplicada é chamada de reeducação equestre, no qual o terapeuta realiza alterações posturais promovendo a reabilitação motora e mental. Ao utilizar o comportamento natural do participante em conjunto com as ações do cavalo é possível melhorar os tempos de reação e atenção do paciente gradativamente.

Por isso, todas as evoluções e adequações do tratamento devem ser definidas com o profissional responsável, combinado?

Quais as contraindicações da Equoterapia?

As patologias em que a prática da equoterapia é desaconselhada, são:

  1. Síndrome de Down com hiperfrouxidão ligamentar;
  2. Deformidades de quadril;
  3. Deformidades de coluna (Escoliose acima de 30 graus);
  4. Presença de traqueostomia;
  5. Presença de gastrostomia sem bóton;
  6. Mielomeningocele;
  7. Quadro convulsivo sem controle.

 

Quais os benefícios em praticar a equoterapia?

Ao utilizar o cavalo para estímulo sensório-motor, nossas crianças alcançam inúmeras vantagens, como:

  • Fortalecimento muscular;
  • Desenvolvimento da coordenação motora;
  • Equilíbrio;
  • Controle da ansiedade;
  • Promoção da sensação de bem estar;
  • Estimulação da sensibilidade do tato, visual e auditiva;
  • Estímulo do relaxamento e a noção de espaço;
  • Expansão da autoestima e autoconfiança;

Mas você deve estar se perguntando como tudo isso acontece. Olha só:

De maneira prática, o cavalo transmite através de seu dorso uma sequência de “ajustes tônicos ritmados”, termo que dá nome aos movimentos automáticos de adaptação do indivíduo sob o animal, ou seja, a busca pelo equilíbrio.

De modo geral, esses ajustes são transmitidos tridimensionalmente: para frente, para trás, para os lados, para cima e para baixo. Esse movimento pode ser comparado com a ação da pelve humana ao andar. Essa movimentação estimula o cérebro e viabiliza exercícios da musculatura, intercalando alongamentos e contrações pela busca do equilíbrio.

Agora vamos conversar sobre os benefícios da prática para algumas patologias específicas? Vamos lá!

Benefícios da equoterapia no Autismo

Inicialmente, a prática da equoterapia para autistas atua na percepção de estar próximo de um ser vivo consideravelmente maior em porte e altura, colaborando para a percepção sensorial.

Assim, um dos primeiros desafios é criar uma aproximação socioemocional com o animal e também com o terapeuta, que utiliza diversas técnicas para estabelecer esse vínculo gradualmente. À medida que a terapia se estende, o autista treina a interação social, a percepção, a iniciativa própria e a obediência a ordens.

O cavalo é um animal dócil, que aceita facilmente quem o monta. Essa aceitação é percebida pelos autistas, que se sentem à vontade com esse comportamento.

Além disso, podemos perceber outras vantagens:

  • Estímulo à capacidade do cérebro de controlar os pensamentos e ações em relação aos acontecimentos, como conflitos ou distrações.
  • Determinação espacial em relação à direção, distância e claro, alinhamento postural.

 

Benefícios da equoterapia na Paralisia Cerebral

Na Paralisia Cerebral, a equoterapia é considerada um método importante para o equilíbrio, bem como coordenação de reflexos, além de induzir a criança a um padrão de marcha importante. Essas mudanças têm chamado a atenção dos terapeutas, com avanços favoráveis na marcha simétrica e comprimento do passo.

Outro aspecto benéfico é na questão da qualidade de vida, interação e autoconfiança da criança com Paralisia Cerebral, que na maioria das vezes são muito isoladas socialmente.

De maneira idêntica, a psicomotricidade, controle de tronco e movimentos da cabeça também são tópicos observados em vários estudos em crianças com distúrbios motores leves e moderados nesta patologia.

 

Benefícios da equoterapia na Síndrome de Down

De acordo com inúmeras pesquisas, os benefícios da equoterapia para crianças com Síndrome de Down são muitos, a saber:

  • Ganhos motores com hipertonia e equilíbrio;
  • Melhora neuromotora significativa sobre o alinhamento corporal (cabeça, tronco e quadril);
  • Coordenação motora fina;
  • Força muscular;
  • Recuperação do Tônus, reflexos tendinosos profundos e fases da marcha;
  • Melhora na força muscular respiratória
  • Aumento dos tempos de atenção;
  • Maior capacidade de expressão e execução;
  • Maior canalização da agressividade.

Interessante, não é?

 

Recursos auxiliares para melhorar postura na equoterapia

Levando em consideração os benefícios posturais naturais da prática, aliar a equoterapia a recursos ortopédicos inteligentes elevam, da mesma forma, a eficácia das sessões. Esses recursos, conhecidos como órteses dinâmicas do tipo corretores posturais, cintas abdominais e roupas sensoriais fazem com que a criança ou adolescente hipotônico sinta mais segurança e evolua nos resultados diários.

Então, para isso, eles podem contar com vestes como:

Body BTP e a postura na Equoterapia

body BTP amigo panda

O Body de Tração Posterior é um corretor postural que evita que a criança ou adolescente “caia para frente”. Essa vantagem é essencial para a corrigir a postura e manter o paciente ereto sob o cavalo, impulsionando assim, os resultados obtidos no dia a dia da terapia. Uma outra vantagem é que a roupa pode ser utilizada também em casa, na escola e nas terapias em consultório.

Possui hastes rígidas em sua estrutura, é feito em Neoprene, material respirável e resistente e conta com Filtro UV de proteção. Para conhecer melhor sobre o produto, clique aqui.

Body BTA e a postura na Equoterapia

body bta amigo panda

O Body de Tração Anterior é um corretor postural com hastes rígidas que evita que a criança ou adolescente “caia para trás”. Com o mesmo intuito do Body BTP, manter a criança em posição ereta é imprescindível na equoterapia e com o Body BTA é possível! Após avaliação o terapeuta pode analisar a possibilidade do uso de um ou de outro, de acordo com a necessidade.

Ele também pode ser usado fora dos momentos de terapia ampliando, da mesma forma, ainda mais seus benefícios. Para conhecer melhor sobre o Body BTA, clique aqui.

Luva de Preensão

luva de preensão amigo panda

A Luva de Preensão do Amigo Panda é um acessório fabricado em material resistente que, com sistema de fechamento inteligente permite ajuste ideal oferecendo firmeza na pegada, bem como, essencial para o manuseio dos arreios do cavalo quando a criança não consegue agarrar com facilidade.

Assim, é uma luva totalmente ajustável tanto no punho quanto no diâmetro, ou seja, é possível regular de acordo com o usuário. Nesse link você acessa mais informações sobre esse produto.

Cinta abdominal e a postura na Equoterapia

cinta abdominal amigo pandacinta abdominal amigo panda 2

Em síntese, ambas são ideais para adolescentes e pacientes infanto-juvenis na equoterapia, a Faixa Mista Anterior e a Posterior do Amigo Panda podem atuar como recursos equivalentes ao Body BTP e BTA, para tamanhos um pouco maiores.

Logo, ambas as faixas atuam na manutenção da postura na equoterapia intensificando ainda mais seus resultados evitando, também, que os mais crescidinhos caiam para frente ou para trás durante a terapia.

Roupa Sensorial: o Conjunto Sensorial

conjunto sensorial roupa sensorial amigo panda

Por último, temos o Conjunto Sensorial do Amigo Panda! Ele realiza a ativação do sistema sensorial proprioceptivo através da compressão provocada pela roupa.

Com o sistema sensorial ativado, a criança tende a se sentir mais segura, mais concentrada, com melhor organização corporal, pois entende a posição do seu corpo no espaço, ponto essencial para a prática da equoterapia. Pode haver também uma melhora do alinhamento postural decorrente da ativação muscular, entretanto, este não é o objetivo principal deste produto. Está disponível em tamanhos infantil e juvenil, você pode clicar aqui para saber mais sobre esse recurso incrível.

Postura na Equoterapia e na vida

Se você chegou até aqui é porque busca oferecer uma vida com mais dinamismo e alegria para uma criança atípica. Os produtos terapêuticos do Amigo Panda podem ser utilizados por crianças que possuem patologias neurológicas diversas e sua utilização pode ser aplicada na Equoterapia, mas também em todas as atividades da criança, seja em consultório ou fora dele, em casa e nos momentos de lazer.

Nossos produtos foram desenvolvidos pela nossa Terapeuta Ocupacional que, com muito carinho e pesquisa, sempre traz inovações para que a vida dos nossos pandinhas seja mais leve e repleta de cuidado e atenção.

 

E então, quanta informação importante, não é?

Agora, você já tem conhecimento suficiente para entender os benefícios e como a evolução da postura na equoterapia é essencial para pandinhas que precisam de auxílio neurológico e/ou motor. No Blog Amigo Panda você encontra muitos outros artigos que se aprofundam nas patologias pertinentes às crianças atípicas. Nos acompanhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui