Exercícios para realizar utilizando sua Z-Vibe

Dificuldade com as habilidades orais interferem diretamente na qualidade da comunicação e da alimentação de um indivíduo. Nesses casos, é muito indicado buscar o acompanhamento de um fonoaudiólogo para realizar um processo de terapia motora oral.

Alguns recursos terapêuticos podem ser utilizados, ao longo de terapia, para a realização de exercícios de estimulação oral. Neste post, falaremos um pouco sobre a importância de uma terapia motora oral para o desenvolvimento de uma criança com dificuldades, apresentaremos a Z-Vibe e daremos dicas de exercícios para realizar com ela! Siga na leitura.

O que é terapia motora oral e qual é a sua importância

Para que nosso corpo funcione da melhor maneira possível, todas as suas pequenas partes precisam se desenvolver e estar em plena comunicação. São muitos os músculos responsáveis pelas atividades orais, tanto relacionadas à alimentação quanto à fala, e indivíduos com dificuldades de desenvolvimento precisam receber o estímulo adequado para explorar, exercitar ou até mesmo “acordar” esses músculos.

z-vibe ajuda na terapia oromotora
A terapia oromotora atua por meio de exercícios e recursos para estabelecer ou restabelecer habilidades orais.

Pense em uma prática de Yoga. Para obtermos uma pose correta, vários grupos musculares devem estar trabalhando juntos em um delicado equilíbrio de força, coordenação, movimento e resistência. A fala e a alimentação são muito parecidas, apenas localizadas nos músculos dos lábios, língua, mandíbula e bochechas. Para articular adequadamente sons e gerenciar alimentos, os músculos da boca precisam estar em “poses” muito específicas. 

Tente beber com um canudo e preste atenção ao que sua boca está fazendo – seus lábios devem ser apertados e fechados em torno do canudo, a língua tensa e retraída, e as bochechas esticadas. A maioria das pessoas aprende a fazer isso por conta própria, mas alguns indivíduos (particularmente aqueles com atrasos no desenvolvimento) precisam da terapia motora oral para aprender essas habilidades.

A fonoaudiologia é a ciência que cuida não só da voz e da fala, mas dos processos de comunicação, mastigação e deglutição humana. A motricidade orofacial é a especialidade que trabalha visando habilitar ou reabilitar funções da face relacionadas à respiração, sucção, alimentação, expressões e articulação da fala, oferecendo melhor qualidade de vida e de comunicação ao paciente.

Z-Vibe: O que é e para que serve

A Z-Vibe é produzida pela ARK Therapeutic®, empresa norte-americana especializada em produtos de reabilitação para pessoas com deficiência, e importada pelo Amigo Panda. Trata-se de uma ferramenta vibratória oral que auxilia na construção e no fortalecimento do tônus muscular mandibular, melhorando aspectos de fala, alimentação e demais habilidades sensoriais da região. 

Ela é uma peça leve, de plástico (livre de chumbo, BPA, PVC e látex), que pode ser usada para fornecer variados estímulos sensoriais dentro da cavidade oral, de forma livre ou direcionada. Sua vibração suave ajuda a atrair a atenção da criança para exercitar seus lábios, língua, bochechas e mandíbula. 

Sua versatilidade, aliada às diferentes opções de ponteiras disponíveis, faz com que ela funcione para diferentes objetivos, que vão desde o treino da mastigação e a escovação dentária até o auxílio no período de introdução alimentar. Ela também pode ser usada para escovar outras partes do corpo da criança, como bochecha e mãos, oferecendo estímulo tátil adicional. 

z-vibe
As vibrações da Z-Vibe também trazem outros benefícios, como o efeito calmante que auxilia a criança a se autorregular em momentos de maior agitação.

A escova vem com uma bateria original pronta para ser utilizada, que dura por aproximadamente 24h de uso contínuo. 

Exercícios orais com a Z-Vibe

O ideal é, sempre, contar com um profissional especializado que prescreverá o tratamento e os exercícios indicados para o seu filho. Ele certamente saberá aproveitar as diferentes ponteiras da Z-Vibe para propor os estímulos adequados a cada caso. Aqui no post listamos dois exercícios básicos, oferecidos por Debra C. Lowsky, fonoaudióloga e fundadora da ARK Therapeutic®.

Vedamento de lábios

O fechamento do lábio (também conhecido como “vedação labial”) é a capacidade de fechar os lábios ao redor de uma colher, copo, canudo, pirulito, etc. Também evita babar e é necessário para pronunciar os sons / p / b / m /.

  • Coloque o punho da Z-Vibe logo abaixo do nariz. Pressione suavemente para baixo até que o lábio superior entre em contato com o lábio inferior. Em seguida, coloque o punho logo acima do queixo. Pressione suavemente para cima até que o lábio inferior entre em contato com o lábio superior. Isso ajuda a estabelecer o conceito de fechamento de lábios.
  • Coloque a ponta do Preefer horizontalmente entre o centro dos lábios. Instrua o indivíduo para fechar seus lábios firmemente em torno da ponta e segure por 3-5 segundos. Certifique-se de que o indivíduo não está mordendo a ponta. Acompanhe com a produção de / p / b / m / sons. Este exercício também pode ser feito com as ponteiras Probe, Mini e Bite-n-Chew

Amplitude de mandíbula

Tente dizer um longo “e” e compare isso com o som ‘aw’. Ou, imagine morder um grande sanduíche versus uma batata frita. Você consegue sentir a diferença de altura? Essa diferença de altura é chamada de amplitude de abertura de mandíbula. É a capacidade de avaliar visualmente até onde o maxilar deve abrir para certos alimentos e sons de vogais.

  • Use as ponteiras de animal para praticar a classificação da mandíbula. A ponteira do cão tem uma orelha mais grossa; a ponteira do rato tem uma mais fina; e a ponteira a de gato também é mais fina. Começando com a ponteira a do cão, solicite uma mordida individual e segure a ponteira por 3-4 segundos. Liberte e repita.
  • Outras partes das ponteiras de animais também podem ser usadas. As orelhas, as bochechas e os rostos têm formas variadas que exigem que a mandíbula se abra para diferentes alturas

Um profissional especializado em fonoaudiologia pode indicar inúmeros outros exercícios adequados ao caso de cada criança. Se interessou pela Z-Vibe e acha que ela pode fazer diferença no desenvolvimento do seu filho? Confira mais informações clicando no banner abaixo!

Escova Z-Vibe

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Alex 🙂 Que bom que gostou dos nossos conteúdos, continue acompanhando o blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui