Guia de faixas e cintas: acessórios para vestes de alinhamento postural

Guia de faixas e cintas: acessórios para vestes de alinhamento postural

Blog do Amigo Panda | Guia de faixas e cintas: acessórios para vestes de alinhamento postural

Olá, leitores da comunidade do Amigo Panda! Hoje vamos falar um pouquinho sobre o alinhamento postural dos nossos pandinhas: sua importância, acessórios disponíveis e como o Amigo Panda pode te ajudar nessa jornada.

Crianças atípicas muitas vezes enfrentam desafios no alinhamento postural e mobilidade. Pensando nisso, foram desenvolvidos acessórios como as faixas e cintas do Amigo Panda que oferecem suporte muscular e melhorias na qualidade de vida de crianças atípicas.

Neste guia, vamos explorar esses produtos e como eles podem, associados aos coletes posturais do Amigo Panda, promover um melhor alinhamento postural e também da importância de utilizá-los corretamente.

Leia (+) Alinhamento e saúde com o colete de retificação postural infantil

Importância do alinhamento postural para crianças atípicas

Primeiramente, o alinhamento postural desempenha um papel fundamental no desenvolvimento físico e motor da criança, além de influenciar diretamente na sua qualidade de vida e bem-estar geral.

  • Desenvolvimento musculoesquelético: contribui para o desenvolvimento saudável dos ossos, músculos e articulações, tornando a estrutura corporal mais forte e estável;
  • Mobilidade: a postura correta facilita a realização de atividades diárias, possibilitando mais autonomia e segurança para os pandinhas;
  • Previne lesões: o alinhamento correto permite distribuir uniformemente as cargas sobre o corpo sem sobrecarga, enquanto que manter uma postura inadequada pode aumentar os riscos de lesões musculares, articulares e ósseas.;
  • Saúde respiratória e digestiva: com a postura correta, a respiração e a digestão se tornam mais fáceis, contribuindo para o bem-estar geral e a saúde do sistema vascular, respiratório e gastrointestinal.

Segundo autores de um estudo da Universidade de Campinas por volta dos nove meses, é esperado que crianças típicas já se sentem e comecem a engatinhar, para assim ocorrer a ativação da musculatura da região posterior do tronco, que molda a curvatura lombar.

No caso de crianças atípicas, e neste estudo com crianças com paralisia cerebral, a falta de controle postural pode resultar em uma ativação inadequada da musculatura prejudicando o desempenho motor dessas crianças.

Leia (+) Corretor de postura infantil: conheça o item ortopédico inteligente.

Faixas e cintas para alinhamento postural

A postura pode ser compreendida como a posição na qual nossos pandinhas mantêm seu corpo contra a gravidade no dia a dia. Dessa forma, o alinhamento postural auxilia na organização dos movimentos do corpo.,

Desse modo, quando há um bom alinhamento postural, o corpo se movimenta gerando menor tensão nos músculos da criança.

Logo, o corpo se adapta a sua “rotina de movimentos”, ou seja, com a continuidade do alinhamento postural, e os pandinhas podem ter uma retificação de forma mais eficaz. É agora que entram em cena as Faixas e Cintas do Amigo Panda que em conjunto com os coletes posturais permitem melhor controle postural e previnem futuras complicações musculoesqueléticas.

Leia (+) Benefícios da hidroterapia infantil nas patologias neurológicas

Como usar os acessórios de retificação postural

Antes de usar as Faixas e Cintas do Amigo Panda, é importante consultar um profissional de saúde, que acompanhe seu pandinha para garantir que elas sejam adequadas às necessidades da criança e estejam sendo usadas corretamente.

Logo após vestir os acessórios, certifique-se de ajustar as Faixas e Cintas, garantindo que estejam firmas mas de maneira confortável e segura, para isso, observe a reação do pandinha quando estiver usando as faixas e cintas, fazendo ajustes conforme necessário.

As faixas e cintas do Amigo Panda são acessórios pensados para ajudar nossos pandinhas, sejam casos ortopédicos ou neurológicos e podem ser utilizadas tanto durante as terapias quando em seu dia a dia (em casa, na escola ou em momentos de lazer).

Blog do Amigo Panda | Guia de faixas e cintas: acessórios para vestes de alinhamento postural

Feita em Neoprene velcro aderente de um lado e emborrachado do outro, essa faixa facilita o alinhamento postural e input sensorial. Pode ser usada em tração, rotação, prono/supinação, estabilização, entre outros.

Blog do Amigo Panda | Guia de faixas e cintas: acessórios para vestes de alinhamento postural

Semelhantemente a faixa aderente, a de Neoprene possui extremidades em velcro, porém, não é aderente a pele. Ela serve para fazer a rotação externa ou interna de membro superior ou inferior, podendo ser usada em qualquer parte do corpo, inclusive juntamente com o Abdutor de Polegar ou fixada diretamente em um Body (BTP, BTA ou Rotação)

Blog do Amigo Panda | Guia de faixas e cintas: acessórios para vestes de alinhamento postural

A faixa em X foi criada especialmente para potencializar os efeitos do Body Panda, desenvolvida em Neoprene com velcros nas pontas. Ela tem como objetivo oferecer suporte muscular e aumentar a estabilização abdominal..

Blog do Amigo Panda | Guia de faixas e cintas: acessórios para vestes de alinhamento postural

Esta é indicada para crianças e adolescentes com hipotonia, síndrome de Down, e doenças neuromusculares, fornecendo suporte na região da barriga e coluna lombar, pois favorece a ativação muscular por meio da compressão, além de oferecer estabilidade com flexibilidade e conforto.

Ela é fabricada com um misto de materiais importantes, sendo eles de malha compressiva e Neoprene, com fechamento em velcro, permitindo um maior ajuste de tamanho conforme a criança cresce.  O termo “anterior” significa que o fechamento da faixa pode ser feito na frente ou na lateral, facilitando na hora de vestir.

Blog do Amigo Panda | Guia de faixas e cintas: acessórios para vestes de alinhamento postural

Possui os mesmos benefícios da Faixa mista anterior, mas seu fechamento é nas costas. Ideal para usar em crianças que tiram a faixa sozinha ou em terapia, quando é mais funcional tirar a faixa nas costas.

Blog do Amigo Panda | Guia de faixas e cintas: acessórios para vestes de alinhamento postural

Por fim, esta faixa é confeccionada inteiramente em material emborrachado velcro aderente, com fechamento em velcro na ponta. Serve para fornecer suporte abdominal, estabilização, rotação e tracionamentos.

As faixas do Amigo Panda possuem diversas funções que atuam em várias partes do corpo do pandinha. E elas são ainda melhores quando usadas sobre ou em conjunto com uma veste, mas fique atento, as faixas não substituem vestes, elas são complementares, e cada uma delas possui uma função diferente.

Esses acessórios compõem também os kits posturais, confira clicando aqui!

Em conclusão, as faixas e cintas do Amigo Panda são acessórios valiosos no cuidado dos nossos pandinhas.

Ao oferecer alinhamento postural adequado, suporte muscular e conforto, essas peças em conjunto com os coletes posturais, desempenham um papel significativo na melhora da qualidade de vida e no bem-estar dessas crianças.

Esperamos que esse Guia sobre alinhamento postural te ajude a escolher o acessório perfeito para seu pandinha, aproveitamos para te convidar para nossa comunidade, em nosso Instagram compartilhamos conteúdos diariamente para tirar dúvidas e mostrar na prática o que abordamos em nossos blogs! Nos encontramos lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui