Benefícios da Hidroterapia infantil nas patologias neurológicas

Benefícios da Hidroterapia infantil nas patologias neurológicas

Introdução 

Toda criança necessita de estímulo motor que a motive realizar movimentos benéficos próprios ao seu desenvolvimento. No caso de crianças atípicas, esses estímulos são ainda mais importantes e por isso elas devem frequentar a fisioterapia. A terapia na água, ou hidroterapia infantil, pode ser uma maneira eficaz e lúdica de conquistar o desenvolvimento e divertir a criança. 

Neste blogpost, você irá entender como a hidroterapia infantil empenha-se em ser uma alternativa eficiente no desenvolvimento motor infantil. Acompanhe! 

 

Os benefícios da hidroterapia infantil 

Em primeiro lugar, a hidroterapia infantil (ou reabilitação aquática) é uma prática da fisioterapia que utiliza os benefícios da água, como temperatura, pressão, flutuação e viscosidade para favorecer o relaxamento muscular reduzindo os efeitos da rigidez e espasticidade durante os movimentos.  

Dessa forma, a hidroterapia pediátrica também atua na neuroreabilitação de crianças favorecendo o equilíbrio, coordenação muscular, fortalecimento de ossos e articulações, postura, alívio da dor e facilitando exercícios que não seriam tão eficazes ou do mesmo modo, possíveis em solo. 

 

Hidroterapia infantil e Hipotonia 

A hipotonia é um sintoma de disfunção neurológica muito comum em bebês e crianças, em que se observa uma redução do tônus muscular levando a respostas neuromusculares de moleza, flacidez generalizada, além de baixa produção de colágeno nos ligamentos.   

Ocasionalmente, em crianças com Síndrome de Down, os sintomas acima são amplamente trabalhados na hidroterapia, visto que, principalmente a flutuação, se torna uma ativação essencial para a reabilitação, estabilidade articular e melhora nas posturas funcionais. 

 

Benefícios da Hidroterapia infantil nas diversas patologias neurológicas

A hidroterapia nas principais patologias neurológicas pediátricas 

Primordialmente, grande parte das patologias neurológicas pediátricas se beneficiam da prática da hidroterapia infantil. Então, abaixo, vamos entender algumas delas, suas práticas e definições.   

 

Hidroterapia para Autismo (TEA) 

Diferentemente de outras condições que serão abordadas neste artigo, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não apresenta déficit motor. Contudo, sabe-se que suas implicações limitantes englobam, principalmente, áreas da comunicação, comportamentais e de socialização.  

Mas para além de fatores psicossociais, indivíduos diagnosticados com autismo demonstram também atraso nas atividades motoras finas e grossas, no equilíbrio e dificuldade em imitar movimentos.  

A hidroterapia infantil, então, se torna essencial em termos de reduzir o estresse, auxiliar na manutenção de noites de sono mais tranquilas, estimular a confiança entre a criança, o profissional e o ambiente, organizar o comportamento e desenvolver a coordenação motora.  

Para estes pacientes, fisioterapeutas utilizam constantemente, ferramentas como imagens gráficas de incentivo e interação (pictogramas) e o sequenciamento de movimentos visando a ampliação das séries de exercícios dia a dia. 

 

Hidroterapia infantil na Paralisia Cerebral 

Como já abordamos em outros posts aqui no Blog, a Paralisia Cerebral é a condição mais comum que afeta crianças no mundo, em um a cada mil bebês nascidos vivos, e no caso específico de prematuros, essa taxa aumenta consideravelmente.  

Aqui, você pode acessar posts completos sobre seus tipos, causas e tratamentos e também dicas de como lidar com a condição 

Além do termo “paralisia cerebral infantil”, ela também pode ser nomeada como Encefalopatia Crônica Não Evolutiva (ECNE). A paralisia cerebral infantil então, está ligada a uma lesão no cérebro imaturo, mas é importante ressaltar que ela não é progressiva, ou seja, não vai se agravar com o tempo, ao contrário do que muitas pessoas imaginam.   

Entretanto, as alterações no funcionamento e no controle muscular podem levar a alterações ortopédicas que, por sua vez, podem se acentuar com o crescimento da criança.    

Dessa forma, a hidroterapia se apresenta como uma alternativa multidisciplinar surpreendentemente interessante que, através de métodos específicos desenvolvem a movimentação segura e independente, a recuperação da condição musculoesquelética, em certos casos, o condicionamento pré e pós-cirúrgico, eficiência no relaxamento, alívio de dores e redução do estresse físico e emocional.  

Eventualmente, a hidroterapia infantil também pode oferecer benefícios ao sistema cardiorrespiratório infantil já que, por vezes, atua fortalecendo sua eficiência respiratória. 

 

Hidroterapia na Atrofia Muscular Espinhal (AME) 

Em termos gerais, a AME é uma doença neuromuscular que se caracteriza pela degeneração dos neurônios motores e a consequente diminuição progressiva dos tecidos celulares dos músculos, especialmente os localizados na medula espinhal. Você pode ler mais sobre a patologia aqui 

Na AME, a hipotonia se manifesta ainda no útero ou, do mesmo modo, durante os dois primeiros meses de vida. Nesta condição, a fisioterapia indicada nos primeiros anos de vida, é considerada de suporte. Ela trabalhará para que a função muscular possa ser desenvolvida de maneira saudável e eficaz.  

Nesse sentido, alguns dos benefícios da hidroterapia pediátrica na AME são, por exemplo, a estabilização da força muscular e evolução na pontuação da Escala de Barthel, índice que avalia a independência funcional no cuidado pessoal, mobilidade, locomoção e eliminações. 

 

Hidroterapia para Síndrome de Down 

Uma das condições genéticas mais comuns entre nossos pandinhas, a Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 nas células, ao invés de dois.  

Alterações cognitivas e motoras são comuns e, da mesma forma, como já mencionamos em um artigo completo aqui no Blog, muitas patologias se apresentam no diagnóstico.   

Sobretudo, em relação ao sistema locomotor, é comum encontrar subluxação cervical sem lesão ou com lesão medular, luxação de quadril, e o grande foco das hidroterapias: a recuperação da instabilidade das articulações e do equilíbrio.  

Ao se apresentar em meio aquático, a criança com Síndrome de Down pode ser submetida a exercícios de variadas forças e o fisioterapeuta pode associar exercícios de equilíbrio, força, bem como de propriocepção.  

Consequentemente, é observado o aumento do tônus muscular, autoconfiança, socialização e relaxamento. 

 

Hidroterapia infantil para Mielomeningocele 

A Mielomeningocele ou às vezes chamada de “espinha bífida” é uma condição desenvolvida nas primeiras semanas de gestação, em que o feto apresenta má formação da medula espinhal, ou seja, a coluna vertebral, a medula e seu canal não se formam corretamente, causando o aparecimento de uma espécie de bolsa nas costas que contém a medula, nervos e líquido cefalorraquidiano.  

Então, crianças diagnosticadas com Mielomeningocele não possuem sensibilidade nem função muscular nos membros abaixo da bolsa. Podem apresentar também complicações neurológicas, urológicas, ortopédicas, gastrointestinais, dermatológicas, endocrinológicas e igualmente, alérgicas.  

Nesse sentido, a fisioterapia, através das atividades aquáticas são essenciais para que o desenvolvimento neuromuscular seja ativado e se mantenham as atividades articulares. Evitando assim, o risco de atrofia muscular.  

De acordo com especialistas, também são benéficos programas de movimentos passivos e de exercícios de alongamento para manter e melhorar a força, evitar o espasmo muscular e aumentar a circulação sanguínea. 

 

Produtos terapêuticos aliados da Hidroterapia

O Body de Piscina do Amigo Panda é um recurso terapêutico patenteado e desenvolvido por especialistas para que, acima de tudo, crianças atípicas tenham melhor desempenho dentro d’água nos exercícios propostos pelo fisioterapeuta.   

Este body é considerado uma roupa compressiva que age na melhora do alinhamento e estabilidade postural, da consciência corporal, no reposicionamento funcional das articulações e, simultaneamente, na experiência sensório-motora contribuindo então, para potencializar o aprendizado do pandinha em ambiente aquático. 

Body Piscina Amigo Panda
Body Piscina Amigo Panda

Fabricado em Neoprene, o body possui fator de proteção UV50+, propriedade anti-odor e, sobretudo, alta durabilidade. Acompanha hastes rígidas para as costas e elásticos tracionadores que auxiliam nos objetivos da terapia.  Em outras palavras, pode ser um produto importante para ter melhores resultados dentro da piscina, oferecendo-lhe então, melhor qualidade de vida. 

Também existem versões do body para fora da piscina. Eles podem ser usadas como complemento das terapias no solo ou em casa, na escola, nos passeios. No Amigo Panda oferecemos diferentes tipos de body, que você pode conferir nesta página sobre recursos terapêuticos. 

Definitivamente, será um ótimo companheiro para o seu pandinha dentro da piscina. Para saber mais sobre cores e tamanhos, você pode acessar o nosso e-commerce clicando aqui. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui