A jornada da maternidade atípica enfrentando o desconhecido

A jornada da maternidade atípica enfrentando o desconhecido

Os primeiros passos de um caminho repleto de dúvidas 

Sabemos que a maternidade é um período desafiador para todas as mães, mas para aquelas que enfrentam a maternidade atípica, a jornada é ainda mais complexa e imprevisível. A maternidade atípica se refere às mães que lidam com a criação de filhos que necessitam de cuidados específicos. Para essas mães, enfrentar o desconhecido é uma experiência constante e requer habilidades emocionais e de adaptação. A maternidade atípica muitas vezes envolve o processo de descoberta do diagnóstico do filho, a busca pela rede de apoio ideal e uma compreensão profunda das necessidades dos pequenos. 

Neste artigo, vamos explorar a jornada da maternidade atípica na busca por respostas e enfrentando o desconhecido. Esperamos que este conteúdo possa ser uma fonte de informação e encorajamento para você e todas as mães que enfrentam a maternidade atípica junto às suas redes de apoio. 

 

Inteligência Emocional na Maternidade atípica 

A inteligência emocional é um conjunto de habilidades que nos permite lidar melhor com nossas emoções e as emoções das pessoas ao nosso redor. Ela envolve a capacidade de identificar, expressar, compreender e regular nossas emoções, e é uma habilidade essencial na vida cotidiana, e na maternidade não poderia ser diferente. 

Nesse sentido, todo ser humano possui quatro inteligências: emocional, física, intelectual e espiritual. A inteligência intelectual é mais estimulada ao longo da vida. Em vez disso, o emocional pode permanecer imaturo por muitos anos. Afinal, aprendemos na infância que é errado sentir raiva, e rir ou choramingar muito também não é bom. Durante nossa jornada, as circunstâncias nos obrigam a controlar como nos sentimos e nos encorajam a suprimir certas emoções. 

 

A importância da inteligência emocional para lidar com a maternidade atípica 

Para as mães que enfrentam a maternidade atípica, a inteligência emocional pode ser ainda mais importante, pois elas muitas vezes enfrentam desafios e incertezas que podem afetar profundamente suas emoções e saúde mental. Ao desenvolver a inteligência emocional, essas mães podem lidar melhor com o estresse e as dificuldades que surgem dia a dia e encontrar maneiras leves e eficazes para cuidar de si mesmas e de seus filhos. 

Dessa forma, o que não podemos deixar de lado é o amor próprio. Não há característica ou emoção mais poderosa do que o amor por si mesma, afinal, ele permite que a mulher – ou qualquer pessoa – se olhe com carinho, empoderamento e valor. Também é importante se lembrar de que gerenciar emoções é bem diferente de controlá-las. Cuide-se! 

 

Blog do Amigo Panda | A jornada da maternidade atípica enfrentando o desconhecido
@umavidaespecial usando o Body BTP do Amigo Panda junto de sua mamãe

Dicas práticas para desenvolver a inteligência emocional 

Se você está se sentindo perdida, fique calma! Felizmente, há muitas dicas práticas para desenvolver a inteligência emocional nesse território tão imprevisível que é a maternidade. Ao aprender a lidar com suas emoções de forma saudável, as mães atípicas podem se sentir mais capacitadas para enfrentar os desafios que surgem em sua jornada única de maternidade. 

Ao seguir essas dicas, você pode desenvolver sua inteligência emocional e lidar melhor com os desafios da maternidade atípica, oferecendo aos seus filhos o melhor cuidado possível. Olha só: 

  • Aprenda a reconhecer e nomear suas emoções: identificar suas emoções é o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional. Procure nomear suas emoções quando elas surgirem, isso ajudará a lidar com elas de maneira mais eficaz. 
  • Pratique a autorregulação: a autorregulação é a habilidade de lidar com as emoções de forma saudável e eficaz. Isso inclui técnicas como a meditação, a respiração profunda, o exercício físico e outras atividades que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. 
  • Cultive relacionamentos saudáveis: um bom suporte social é fundamental para o cuidado com os filhos atípicos. Procure se conectar com outras mães e pais em situações semelhantes e participe de grupos de apoio. Compartilhar suas experiências com outras pessoas pode ajudá-la a lidar com as emoções e a encontrar soluções para os desafios que surgem. 
  • Busque ajuda emocional quando necessário: não hesite em buscar ajuda emocional: a terapia é uma ferramenta valiosa para lidar com o estresse e a ansiedade relacionados à maternidade atípica. 
  • Priorize o autocuidado: o autocuidado é fundamental para o desenvolvimento da inteligência emocional. Encontre tempo para si mesma, pratique atividades que te deixam feliz e relaxada, e não se sinta culpada por fazer coisas que te fazem bem. 

Leia (+) Como cuidar de uma criança com deficiência
 

A Descoberta do Diagnóstico 

Se você se encontra nesse período delicado da descoberta do diagnóstico de qualquer patologia do seu filho, saiba que você não está sozinha. 

É comum que os pais ainda acumulem uma carga de culpa pelos sentimentos de frustração e até mesmo rejeição à criança e por isso é importante lembrar que todo esse turbilhão é legítimo e precisa ser vivido para que se possa seguir em frente. O luto pelas expectativas cultivadas é inevitável e chutá-lo para debaixo do tapete pode ter um preço emocional bastante caro no futuro. Como falamos anteriormente, os sentimentos precisam ser elaborados com sinceridade.    

 

A experiência de descobrir o diagnóstico da criança atípica 

Neste vídeo emocionante, a Núbia, mãe do Henrique, que possui uma Síndrome Cromossômica rara de translocação entre os cromossomos 7 e 18, compartilhou com a gente suas experiências e as dificuldades nessa trajetória. Vale muito a pena assistir! Olha só: 

 

A Busca pela rede de apoio ideal 

A rede de apoio é essencial para os cuidados com as crianças atípicas, pois a família e cuidadores não podem fazer tudo sozinhos. A criança pode exigir cuidados específicos, atenção e recursos que podem sobrecarregar a família, além de exigir habilidades que eles não possuem. 

Uma rede de apoio pode incluir profissionais da área de saúde, como médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, além de professores especializados, assistentes sociais, amigos, voluntários e outras famílias que possam compartilhar experiências e informações, inclusive apoio legal e financeiro. 

 

A importância da rede de apoio na maternidade atípica 

A rede de apoio pode ajudar a família a lidar com os desafios diários e oferecer suporte emocional, além de orientação prática e acesso a serviços e recursos que a criança precisa para desenvolver todo o seu potencial. A rede de apoio também pode ajudar a criança a se integrar à comunidade e a desenvolver habilidades sociais, o que é fundamental para sua qualidade de vida. 

Portanto, é importante que as famílias de crianças especiais procurem apoio e recursos, construam redes de apoio sólidas e se envolvam em grupos de apoio e iniciativas comunitárias. Assim, a criança poderá ter uma vida mais feliz e saudável, e a família poderá ter o suporte necessário para enfrentar os desafios da vida cotidiana. 

 

Como as pessoas ao redor podem cuidar das Mães Atípicas 

As mães atípicas enfrentam muitos desafios e estresse emocional, físico e financeiro, e é importante que as pessoas ao seu redor possam oferecer suporte e cuidado. Se você é mãe atípica, não tenha medo de pedir ajuda e se você conhece alguma mãe atípica, veja abaixo algumas dicas para ajudá-las. 

 

Dicas práticas para amigos e familiares cuidarem das mães atípicas 

 

  1. Oferecer ajuda prática: as mães atípicas muitas vezes têm que lidar com muitas responsabilidades, como consultas médicas, terapia, cuidados pessoais dos filhos, entre outros. Ofereça ajuda com tarefas como ir às compras, limpeza da casa ou preparar uma refeição, para que a mãe possa ter algum tempo livre.
  2. Ouvir e oferecer suporte emocional: as mães atípicas podem se sentir isoladas e sobrecarregadas. Tire um tempo para conversar com ela e ouvir seus problemas, ofereça apoio emocional e demonstre que você se importa. Levá-la para sair e se divertir sem a criança também é um ato de carinho.
  3. Ser compreensivo e compassivo: as mães atípicas podem se sentir julgadas ou incompreendidas pelos outros. Tente ser compreensivo com as dificuldades que ela enfrenta e ofereça sua ajuda sem julgamentos.
  4. Incentivar a mãe a cuidar de si mesma: as mães atípicas muitas vezes se concentram tanto nos cuidados de seus filhos que se esquecem de cuidar de si mesmas. Incentive a mãe a cuidar de si, tirar um tempo para descansar, fazer terapia, exercícios físicos ou qualquer outra atividade que a faça se sentir bem. Podemos também nos atentar à atitudes simples, como dormir bem. Ofereça ajuda durante a noite para que a mãe possa ter as horas de sono necessárias para descansar e consequentemente, viver uma vida com menos estresse.
  5. Compartilhar informações e recursos: se você tiver conhecimento ou recursos que possam ajudar a mãe a lidar com as necessidades especiais do filho, compartilhe com ela. Pode ser uma informação sobre uma nova terapia ou até mesmo um grupo de apoio. 

Lembre-se de que oferecer suporte, respeito e cuidado às mães atípicas é importante para o bem-estar de toda a família. Pequenos atos de gentileza e compaixão podem fazer uma grande diferença na vida dessas mães. 

Blog do Amigo Panda | A jornada da maternidade atípica enfrentando o desconhecido
@ben_nossomilagre e sua mamãe e usando o abdutor de polegar do Amigo Panda

 Ressignificando a maternidade 

Em resumo, a maternidade atípica é uma jornada desafiadora que pode levar as mães a enfrentar diversas dificuldades inesperadas. Mas é importante lembrar que elas não estão sozinhas. Existem muitos recursos e suporte disponíveis para ajudá-las a lidar com os inúmeros desafios. Brincadeiras, terapias, produtos terapêuticos e apoio psicológico podem facilitar o dia a dia delas e das crianças atípicas, tornando a jornada da maternidade mais suave. 

Por isso, o Amigo Panda encoraja as mães atípicas a procurarem ajuda sempre que necessário e a valorizar todas as opções que estão disponíveis para ajudá-las a cuidar de seus filhos. Lembre-se de que cuidar de si mesma também é fundamental. O apoio emocional e a conexão com outras mães em situações semelhantes podem ser uma grande ajuda. Com o tempo, dedicação e suporte adequado, é possível superar os desafios e criar uma vida feliz e saudável para a criança e a família. 

 

Esperamos que esse artigo tenha sido relevante para você. Então, sinta-se à vontade para compartilhar suas experiências nos comentários. 

Nos vemos no próximo blogpost! 

2 COMENTÁRIOS

  1. Sou mãe atípica e estou muito sobrecarregada, tem horas que o desespero é grande, me sinto fraca e sem forças para dar continuidade, então falo com Deus para que ele me ajude a vencer o dia e assim encontro forças para prosseguir. Essa matéria é top e foi bom ler. Vi sobre ajudar as mães atípicas uma pena que as pessoas não se alertam pra isso, tudo falando é o que necessitamos e infelizmente essas ajuda ainda não chegou. O governo poderia nos ajudar com o financeiro pq os gastos são grandes, o valor que eles colocam para ter o direito a pessoa tem que quase passar fome para possuir affff.

    • Estou passando pelo mesmo. Só Deus para nos dar forças para continuarmos fortes por eles. Ainda mais sem rede de apoio é difícil, as pessoas só sabem dizer que somos guerreiras e escolhidas para isso, como se fosse um prêmio toda essa dificuldade. E sim o governo espera que passamos fome para ganhar míseros R$1300,00 😪 que Deus sempre seja nosso refúgio e fortaleza, pois sem Ele nós não conseguiríamos, e o amor por nossos filhos é maior que as dificuldades 💖

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui