Neuroreabilitação infantil: entenda como funciona e quem são os profissionais envolvidos

A neuroreabilitação é um processo que busca estimular a capacitação em pacientes que, pelos mais variados motivos, adquiriram algum prejuízo cognitivo. Quando falamos de crianças, a abordagem precisa ser ainda mais cuidadosa e detalhada, visto que é necessário analisar as consequências dos prejuízos e de qualquer tratamento sob a luz do desenvolvimento infantil, tão cheio de particularidades e etapas. 

Um processo de neuroreabilitação infantil, portanto, visa a aquisição ou o restabelecimento de funções aliadas aos marcos de desenvolvimento de cada faixa etária. Para saber mais sobre o assunto, continue neste post!

O que é a neuroreabilitação pediátrica?

Um processo de reabilitação infantil tem como principal objetivo promover o desenvolvimento e o restabelecimento das capacidades funcionais de uma criança, possibilitando que ela tenha plenas condições de participar ativamente das atividades adequadas à sua faixa etária.

Esse trabalho é baseado no conceito da neuroplasticidade do cérebro, que permite que o mesmo tenha funções remodeladas por meio de estímulos, tanto cognitivos quanto motores e sensoriais.

Neuroreabilitação infantil
Estudos mostram que o cérebro é capaz de se reorganizar de maneira surpreendente, por meio dos estímulos adequados.

Uma criança neurotípica já precisa, naturalmente, de estímulos para se desenvolver. O que acontece com aquelas que tiveram suas funções cerebrais prejudicadas por qualquer motivo é que elas demandam que esses estímulos sejam potencializados e precisamente voltados ao desenvolvimento de suas funcionalidades que sofreram prejuízos. 

É importante ter em mente que um processo de reabilitação proporciona a recuperação do paciente de acordo com seu prognóstico e suas possibilidades. Em muitos casos, isso não significa necessariamente readquirir as funções até que elas sejam o que eram antes de sofrerem danos, mas sim recuperá-las até o máximo de seu potencial. 

Especialidades envolvidas em processos de reabilitação infantil

A reabilitação pediátrica é um processo multidisciplinar que conta com profissionais de diferentes áreas, responsáveis por aplicar diversos formatos de terapia.

Neuropsicologia

A neuropsicologia é a ciência que se dedica ao estudo das expressões comportamentais causadas por eventuais disfunções cerebrais. Seu foco central é analisar a interação entre as estruturas cerebrais (prejudicadas e preservadas) e as funções cognitivas, como a linguagem, a memória e a capacidade de concentração, entre outras. 

A avaliação neuropsicológica contribui para a formulação de um diagnóstico e de um prognóstico de cada caso, o que permite, então, a estruturação de um processo de reabilitação da funções cognitivas. 

A partir do diagnóstico, a recuperação de funções cognitivas prejudicadas depende tanto da habilidade do cérebro de se recuperar por meio da renovação neural quanto da capacidade de recuperação da função por meio de estratégias e técnicas comportamentais.

Psicologia

O profissional dessa área vai avaliar os processos psicossociais, emocionais e afetivos da criança em processo de reabilitação, auxiliando no manejo de situações delicadas, orientando os pais quando necessário e atuando no fortalecimento emocional do paciente. 

Terapia ocupacional

É a área da saúde responsável por promover a saúde e o bem estar, de forma integral, a pessoas com problemas físicos, sociais, sensoriais e motores. O processo terapêutico ocorre por meio do lúdico e se utiliza de exercícios e recursos que estimulam a participação ativa do paciente ao longo de sua reabilitação, auxiliando-os a recuperar suas funções prejudicadas ou melhorar a qualidade de vida dos que precisam aprender a conviver com elas. 

Neuroreabilitação infantil
O lúdico faz toda a diferença no envolvimento da criança com o próprio processo terapêutico.

Fisioterapia

Um fisioterapeuta pediátrico atua com crianças que necessitem de intervenção respiratória, postural e motora. Trabalha por meio da estimulação sensorial e motora, visando preservar, desenvolver ou restaurar a integridade dos órgãos e funções prejudicados. 

Hidroterapia

Também conhecida como fisioterapia aquática, ela atua de forma terapêutica por meio da realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida. Os princípios físicos e os efeitos fisiológicos da água são fortes estímulos sensoriais e motores, objetivando, principalmente, o restabelecimento da mobilidade.

Neuroreabilitação infantil
A hidroterapia é uma das especialidades que pode fazer a diferença em um processo de reabilitação.

Fonoaudiologia

Tendo como objeto de estudo as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação humana, essa especialidade atua em um processo de reabilitação por meio de avaliações de fala e processamento auditivo e, então, nos tratamentos clínicos que ajudam a desenvolver essas funções.

Nutrição

O profissional dessa especialidade atua fazendo avaliações nutricionais e elaboração de planos alimentares individualizados, de acordo com as necessidades da criança, visando favorecer seu crescimento e desenvolvimento adequado.

Neste post, você pode ler mais sobre a Gastrostomia em bebês atípicos e seus cuidados diários.

Nutrição infantil
As propriedades dos alimentos, quando combinadas de maneira correta e assistida, impacta positivamente no desenvolvimento e na reabilitação.

Enfermagem

Atua em processos de reeducação de bexiga e intestinos, bem como auxilia na manutenção da rotina diária de um paciente em reabilitação (especialmente, em casos mais delicados), com o objetivo de prevenir deformidades e demais complicações.

Além dos tratamentos clínicos, existem recursos terapêuticos que atuam em um processo de reabilitação. Eles podem ajudar nas dificuldades pontuais de crianças com perdas funcionais e até mesmo impactar no alcance do eventual restabelecimento das funções. Clique no banner abaixo para conhecer os recursos terapêuticos do Amigo Panda!

Blog do Amigo Panda | Neuroreabilitação infantil: entenda como funciona e quem são os profissionais envolvidos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui