Ponteiras Z-vibe: um guia para mães e terapeutas

Ponteiras Z-vibe: um guia para mães e terapeutas

Blog do Amigo Panda | Ponteiras Z-vibe: um guia para mães e terapeutas

Olá, tudo bem com você? No post de hoje, vamos mergulhar no universo mágico das ponteiras Z-vibe, ferramentas que podem transformar os momentos de terapia em desenvolvimento e aprendizado para nossos pandinhas. Preparadas? Boa leitura.

Antes de entrar no universo das ponteiras, você sabe o que é uma Z-vibe?

A Z-Vibe da ARK é uma ferramenta motora oral vibratória para terapia da fala, terapia de alimentação e estimulação sensorial. Com ela é possível ajudar a construir o tônus ​​oral e melhorar uma variedade de habilidades de fala, alimentação e estimulação sensorial. Use-o para fornecer uma experiência sensorial variada e direcionada dentro da cavidade oral através de exercícios motores orais.

O funcionamento suave da Z-Vibe fornece um novo nível de estimulação sensorial para aumentar o foco oral e trabalhar os lábios, língua, bochechas e mandíbula. Além disso, a sensação também pode ser muito calmante, relaxante e organizadora.

O design elegante e inovador da Z-Vibe apresenta uma peça de plástico leve, com ranhuras suaves em torno de sua circunferência, para uma aderência antiderrapante.

A Z-vibe também pode ser usada para escovar ao longo das bochechas, braços, mãos, etc, ampliando assim sua rede de estimulação sensorial.

A Z-vibe também pode ser utilizada com uma variedade de ponteiras diferentes, uma específica para cada objetivo.

Blog do Amigo Panda | Ponteiras Z-vibe: um guia para mães e terapeutas

Mas, você sabe para que servem as ponteiras Z-vibe?

Blog do Amigo Panda | Ponteiras Z-vibe: um guia para mães e terapeutas
Ponteira Tigue Z-vibe

As ponteiras Z-vibe são ferramentas terapêuticas multifuncionais que podem ser utilizadas em diversas atividades, desde exercícios de motricidade, estimulação sensorial até a comunicação. Elas são feitas de plástico (livre de chumbo, BPA, PVC e látex), e podem ser utilizadas em diversos ambientes, como em casa, na escola ou em clínicas durante os atendimentos.

Projetado com a versatilidade em mente, existem diversos acessórios de ponta disponíveis em vários tamanhos, texturas e resiliências para esta ferramenta motora oral vibratória.

Em outras palavras, as ponteiras são diferentes modelos de pontas para a mesma Z-vibe. Cada uma delas é projetada para um benefício diferente. Existem diversos tamanhos e texturas, ou seja, desde colheres até escovas de dentes, lápis e muito mais.

O legal das ponteiras é que você utiliza o mesmo cabo, mas tem o dinamismo de mudar de acordo com o objetivo terapêutico e a necessidade da criança.

Apesar disso, as ponteiras Z-vibe podem ser utilizadas por qualquer criança, mas são especialmente benéficas para crianças com autismo, TDAH, síndrome de Down e paralisia cerebral. Elas ajudam a melhorar a coordenação motora, a destreza, a alimentação e a comunicação.

Como aproveitar todos os benefícios das ponteiras Z-vibe?

Blog do Amigo Panda | Ponteiras Z-vibe: um guia para mães e terapeutas
Ponteira Prog Z-vibe.

Nesse sentido, as formas e possibilidades de utilização das ponteiras Z-vibe são infinitas! Podendo usá-las em:

  • Exercícios de motricidade fina, fazendo movimentos de pegar, soltar, apertar, girar, empurrar;
  • Estimulação sensorial, por permitir a exploração de diferentes texturas, temperaturas, vibração e sons;
  • Desenvolvimento da motricidade orofacial e propriocepção oral, com esse acessório é possível massagear as gengivas, estimular a motricidade orofacial, melhorar a coordenação da língua e dos lábios, e ajudar no desenvolvimento da fala e da deglutição.

Segundo um estudo publicado na revista Occupational Therapy Journal as ponteiras Z-vibe contribuem de forma efetiva na motricidade fina e na coordenação mão-olho de crianças com transtorno do espectro autista e observa-se também respostas positivas em relação à fala e comunicação em crianças com síndrome de Down.

Outros estudos também demonstram que a Z-vibe, além de estimular do tônus orofacial dos pandinhas, contribui também para diminuição de bruxismo.

Já criamos um artigo por aqui que explica passo a passo de alguns exercícios para realizar com a Z-vibe, clique aqui e leia mais sobre!

As ponteiras Z-vibe possuem benefícios exclusivos para cada modelo, confira:

Blog do Amigo Panda | Ponteiras Z-vibe: um guia para mães e terapeutas

Ponteira colher Z-vibe: O tamanho e o formato da colher permitem uma alimentação fácil e estimulação oral, é um recurso para tratamento e estímulo sensorial durante as refeições. Ela tem ajudado muitos terapeutas e pais a introduzir os primeiros alimentos sólidos.

Blog do Amigo Panda | Ponteiras Z-vibe: um guia para mães e terapeutas

Ponteira fine Z-vibe: Precisa isolar um local específico? Use a ferramenta ponteira fina da ARK! Essa ponta fina é perfeita para fornecer dicas de posicionamento oral tátil e direcionar os articuladores durante a terapia de fala ou alimentação.

Blog do Amigo Panda | Ponteiras Z-vibe: um guia para mães e terapeutas

Ponteira mini Tip Z-vibe: Essa ponteira ajuda a “despertar” a boca e aumentar a consciência oral para crianças com hipossensibilidade. Seu tamanho menor é perfeito para bebês e crianças pequenas e sua forma retangular apresenta três superfícies diferentes: irregular, estriada e suave.

Blog do Amigo Panda | Ponteiras Z-vibe: um guia para mães e terapeutas

Ponteira tongue Tip Z-vibe: Essa ponteira atua como um exercitador de língua para lateralização e elevação. Também pode ser usada como raspador de língua para higiene dental e conscientização oral.

Blog do Amigo Panda | Ponteiras Z-vibe: um guia para mães e terapeutas

Ponteira rato Z-vibe: Utilizada durante a terapia motora oral sensorial, especialmente em crianças com intervenção precoce. Essa ponteira tem uma variedade de forma e textura para entrada sensorial, tanto na cavidade oral quanto ao redor dos lábios e face. Pode ser usada para trabalhar em habilidades de morder, mastigar, coordenação de movimento, discriminação e, claro, terapia lúdica.Blog do Amigo Panda | Ponteiras Z-vibe: um guia para mães e terapeutas

Ponteira depressor de língua Z-vibe: Ideal para examinar a cavidade oral, elevação do meio da língua, elevação da parte posterior da língua, fechamento dos lábios etc. Ele também pode ser usado para fornecer dados sensoriais a uma grande área da superfície da língua.

Para fazer a higienização das ponteiras Z-vibe, aconselhamos utilizar água e sabão após cada uso, mas, para saber todos os passos de higienização e armazenamento da ponteira Z-vibe, leia nosso blog: Como higienizar a Z-Vibe?

Onde comprar as ponteiras Z-vibe

Blog do Amigo Panda | Ponteiras Z-vibe: um guia para mães e terapeutas
Ponteira Rato Z-vibe.

Sempre que precisar comprar ponteiras Z-vibe novas, procure no site do Amigo Panda, ou clicando aqui!

Além disso, sempre que uma criança estiver usando a Z-vibe, é necessária uma supervisão de um adulto, para garantir que nossos pandinhas não se machuquem ou que danifiquem as ponteiras. Cabe ressaltar também  que as ponteiras não devem ser usadas como mordedores.

Por fim, dê o play em nosso conteúdo abaixo e veja as formas de melhora a força dos lábios com a ponteira de pirulito Z-vibe

No artigo de hoje, pudemos ver que as ponteiras Z-vibe são ferramentas que, usadas em conjunto com outros métodos de terapia, podem ajudar os nossos pandinhas a se desenvolverem e aprenderem de forma divertida e segura.

Se você é mãe ou profissional que trabalha com crianças atípicas, nós te convidamos a fazer parte da nossa comunidade do Amigo Panda no Instagram e descobrir tudo sobre o universo dos nossos pandinhas.

Nos vemos no próximo artigo!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui