Explorando o potencial da bandagem elástica no desenvolvimento atípico

Explorando o potencial da bandagem elástica no desenvolvimento atípico

Despertar sentidos e movimentos para uma vida feliz 

Se você está trilhando uma jornada atípica com seu filho, aluno ou paciente, já sabe que a infância é uma fase crucial do desenvolvimento, especialmente para crianças enfrentando desafios neurológicos. Por isso, a bandagem elástica emerge como uma aliada valiosa em terapias que visam estimular sensorialmente e melhorar a propriocepção. Neste blogpost, exploraremos os benefícios da bandagem elástica, também conhecida como Kinesio Taping, no tratamento de doenças neurológicas em crianças, principalmente aqueles pandinhas com paralisia cerebral. 

Vamos começar? 

A magia da bandagem elástica infantil: uma introdução à estimulação sensorial 

A bandagem elástica, desencadeia uma série de estímulos sensoriais fundamentais para o desenvolvimento motor e neurológico.  

Seu uso estratégico proporciona uma correção da função muscular, estímulo cutâneo que facilita ou limita movimento, auxílio na redução de edema , correção do posicionamento articular por amenizar espasmos musculares e redução da dor.

potencial-bandagem-elastica-infantil-desenvolvimento-atipico-amigo-panda

Bandagem elástica funcional autoaderente: uma inovação terapêutica 

A bandagem elástica funcional autoaderente surge como uma inovação conveniente e eficaz no tratamento terapêutico infantil atípico.  

Suas características superam as fitas geralmente utilizadas devido sua capacidade elástica, que facilita o envolvimento de tecidos e articulações , adaptando-se às curvas do corpo infantil sem a necessidade de ferramentas adicionais. Essa praticidade a torna uma opção popular em contextos terapêuticos e para pais envolvidos no cuidado em casa. 

A fita é formulada sem látex, apresentando uma aderência acrílica ativada pelo calor corporal e composta por fios elásticos de polímero envolto por fibras de algodão (100%). 

Destaca-se por secagem rápida, tempo de uso prolongado, uma espessura mais fina e maior elasticidade, com um alongamento/estiramento longitudinal de 55 a 60% de sua posição de repouso ou uma elasticidade total de 120 a 140%

A bandagem elástica pode ser usada em pacientes com disfunções musculoesqueléticas e neurológicas de todas as idades, inclusive em bebês.
 

Leia (+) Estimulação precoce: saiba como fazer e qual a importância 

Suporte muscular e controle motor: moldando o futuro em cada aplicação 

Crianças com condições neurológicas frequentemente enfrentam desafios no desenvolvimento muscular e controle motor.  

Como falamos anteriormente, a bandagem elástica oferece suporte aos músculos enfraquecidos, contribuindo para o desenvolvimento de um controle motor mais preciso. Essa abordagem terapêutica auxilia não apenas na melhoria do tônus muscular, mas também na promoção de padrões motores mais saudáveis e funcionais.

 

potencial-bandagem-elastica-infantil-desenvolvimento-atipico-amigo-panda

Uso da bandagem elástica em crianças com Paralisia Cerebral 

Existem inúmeros suportes na literatura científica a respeito do uso de bandagens elásticas no tratamento de crianças com Paralisia Cerebral.  

Uma revisão bibliográfica publicada em 2019, reuniu 6 estudos que já foram publicados sobre o assunto e encontrou resultados estatisticamente significativos em várias escalas de avaliação, ou seja, na efetividade do uso de bandagem do tipo KT. Concluindo que sim, a técnica pode contribuir para a reabilitação de crianças com paralisia cerebral. 

 

Mas como age a bandagem elástica em casos de PC? 

A Paralisia Cerebral (PC) é um distúrbio neuromotor que afeta o controle do movimento e postura de uma criança em decorrência de alterações neurológicas permanentes  que ocorrem no cérebro em desenvolvimento, podendo ocorrer antes, durante ou após o nascimento.  

A PC pode manifestar-se de diversas formas, causando principalmente dificuldades no controle motor, no equilíbrio e na postura do corpo. Essa condição é crônica e não progressiva, mas os sintomas e a gravidade podem variar amplamente entre os indivíduos.  

A utilização da bandagem elástica nessas crianças pode atuar na: 

  • Correção da função muscular por estímulo cutâneo que facilita ou limita movimento;  
  • Correção do posicionamento articular por amenizar espasmos musculares;  
  • Redução da dor por vias neurais; 
  • Auxílio na redução de edema por direcionar exsudatos em direção a ducto linfático e linfonodos; 
  • Auxílio no controle da sialorréia (deglutição da saliva). 
potencial-bandagem-elastica-infantil-desenvolvimento-atipico-amigo-panda
Pandinha com o Body Panda BTP para alinhamento postural associado ao uso de bandagem elástica (visando melhora da sialorreia e deglutição)  

 

Postura alinhada: uma jornada sensorial para uma postura fortalecida 

A melhoria da postura é uma preocupação constante no tratamento de crianças com condições neurológicas. A bandagem elástica, cuidadosamente aplicada, fornece feedback sensorial que orienta a criança em direção a uma postura mais alinhada. Esse suporte sensorial não apenas influencia a estabilidade postural, mas também promove a consciência corporal.  

Aqui, você acessa um outro estudo que avaliou a utilização dessa técnica do tipo KT associada à terapia neuromotora intensiva na postura sentada de crianças com Paralisia Cerebral.  

Não se esqueça de que essa técnica deve ser aplicada por um profissional qualificado e orientado a respeito das necessidades do seu filho atípico. Converse com ele também sobre a possibilidade de garantir o alinhamento postural com coletes de retificação postural. 

amigo-panda-colete-postural

Abordagem multidisciplinar: unindo forças para o sucesso terapêutico dos pandinhas 

É crucial destacar que o uso da bandagem elástica é frequentemente integrado a uma abordagem terapêutica mais ampla.  

Profissionais de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, desempenham papéis fundamentais na avaliação das necessidades individuais da criança, determinando padrões de aplicação adequados e monitorando os progressos ao longo do tempo. 

 

Onde comprar bandagem elástica funcional autoaderente? 

Ah, a resposta para essa pergunta é fácil: Você encontra aqui na loja do Amigo Panda! 

Aqui no Amigo Panda, acreditamos no poder da inclusão, compreensão e em abraçar todas as ferramentas que facilitam a realização do potencial ilimitado de cada criança.  

Explore a gama de opções em soluções de apoio para crianças atípicas em amigopanda.com.br e dê o próximo passo na jornada de desenvolvimento de seu filho! 

 

Recapitulando informações sobre bandagem elástica 

Em resumo, aprendemos que a bandagem elástica, com suas inovações como a funcional autoaderente, é uma ferramenta valiosa no tratamento de doenças neurológicas em crianças, principalmente aquelas com Paralisia Cerebral. Seu papel na estimulação sensorial, suporte muscular e melhoria da postura destaca-se como uma abordagem terapêutica abrangente e eficaz.  

Unimos nossas forças aos profissionais de saúde e inúmeras mães, pais e cuidadores que buscam por produtos de qualidade, como os oferecidos pela Amigo Panda, moldando um futuro mais forte e mais saudável para nossas crianças atípicas. 

 

Seu filho já fez uso dessa técnica ou foi indicado a fazer? Conte sua experiência nos comentários! 

E se quer continuar por dentro de nossos conteúdos, siga-nos nas redes sociais! 

Instagram
Facebook
Tiktok  

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui