Protocolo de Wilbarger: entenda como funciona

A pele é o maior órgão do corpo humano e, dentre suas inúmeras funções, é responsável pelo processamento do tato. Quando os canais táteis não funcionam como deveriam, uma série de sintomas e dificuldades podem ser percebidos. 

O Protocolo de Wilbarger abarca uma série de estimulações que visam modular as informações recebidas pelo tato e ajudar o sistema nervoso a organizá-las. Neste texto, vamos falar um pouco sobre o assunto.

O que é o sistema sensorial

Qual foi a última coisa que você sentiu com as suas mãos? Como está lendo este texto, provavelmente, o celular, o mouse ou o teclado. E quais são os sons que você está ouvindo agora? Todos esses estímulos que recebemos do mundo são processados por meio do nosso sistema sensorial. 

Esse sistema é um conjunto de órgãos dotados de células chamadas de receptores, que captam e transmitem, por meio de impulsos elétricos, informações do mundo à nossa volta até o sistema nervoso central.  Ele, então, as processa, faz com que sintamos esses estímulos e gera respostas do corpo.

Quando o sistema sensorial funciona bem, a pessoa é capaz de interagir plenamente com o mundo — mas quando ele é incapaz de processar as informações da maneira adequada, inúmeros sintomas e dificuldades começam a aparecer.

A pele não apenas é o maior órgão do corpo humano, mas é também o mais sensorial. Ela está em contato direto com os outros órgãos, com os músculos e com todo o esqueleto e é uma grande responsável pelo bom andamento do sistema sensorial como um todo.

A pele também tem um grande protagonismo no sistema proprioceptivo, que permite ao indivíduo perceber a localização, posição e orientação do seu corpo em relação ao espaço e compreender seus movimentos e a força exercida pelos músculos sem necessitar olhar para cada membro do corpo na hora de mexê-lo. Esse sistema é responsável pela manutenção do equilíbrio e a realização de diversas atividades cotidianas com efetividade. 

Transtorno de processamento sensorial

Para que serve o protocolo de Wilbarger

O protocolo de Wilbarger foi criado pela terapeuta ocupacional Patricia Wilbarger, que desenvolveu uma série de escovações e compressões sobre todo o corpo, que ajudam a regular e organizar os estímulos recebidos pela pele, de forma que o sistema nervoso central processe-as com mais facilidade.

A aplicação do protocolo é extremamente recomendada para pessoas que apresentam sintomas de defensividade tátil e hipersensibilidade, ou seja, que apresentam reações exageradamente aversivas a experiências de toque que a maioria das pessoas não considera desagradáveis. 

Protocolo de WIlbarger: defensividade tátil
A textura da areia, por exemplo, pode ser muito angustiante para pessoas com defensividade tátil.

Ele também pode auxiliar pacientes com dificuldades de propriocepção, por chamarem a atenção para determinadas partes do corpo, acordá-las e relembrar ao cérebro e o corpo de se organizarem para trabalharem em conjunto.

Quais são seus benefícios?

  • Aumento na auto-regulação e percepção do corpo e de suas partes
  • Ajuda no controle das emoções
  • Melhora na capacidade de foco e atenção
  • Melhora a capacidade de execução de tarefas diárias
  • Alivia desconfortos relacionados ao toque
  • Ajuda o sistema nervoso a processar melhor as informações
  • Tem efeito calmante

Como realizar o protocolo

Para realizar o protocolo de Wilbarger, você vai precisar de: uma esponja sensorial, especialmente desenvolvida com este fim (que inclui o lado da esponja macia e o lado das cerdas) e de cerca de cinco minutos. Isso mesmo, ele é bastante rápido e facilmente encaixado na rotina e nos momentos mais delicados!

A primeira etapa se concentra no uso das cerdas da escova sobre a pele: é preciso fazer escovações pressionando o corpo, dos braços até os pés. As regiões do rosto, do peito e do estômago são mais sensíveis e, portanto,  não devem ser escovadas..

Após a escovação, é a hora de fazer compressões suaves nos ombros, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos e tornozelos, para estimular as articulações e ativar a propriocepção. As compressões devem ser realizadas dez vezes em cada região.

A quantidade de aplicações diárias deve ser revista conforme orientação de um terapeuta ocupacional, e só deve ser realizada enquanto a criança estiver acordada. Caso o paciente também apresente defensividade oral, é interessante incluir a estimulação oromotora com uma Z-Vibe ou até mesmo, de forma mais simples, com o dedo. 

Esperamos que você tenha se beneficiado com este conteúdo! Para conhecer a esponja sensorial do Amigo Panda, criada com base no protocolo de Wilbarger, é só clicar no banner abaixo!

Esponja sensorial do Amigo Panda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui