Atrofia muscular espinhal AME: saiba mais sobre a doença

O dia 8 de agosto de 2021 é um marco histórico por ser o primeiro Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal. O projeto para a criação da data foi aprovado por lei no Brasil em setembro de 2020 e, portanto, esta é a primeira vez que será vivenciada. Seu objetivo é aumentar a conscientização popular sobre a doença.

A AME ficou mais conhecida nos últimos anos, quando começaram a aparecer inúmeros perfis na internet buscando arrecadar dinheiro para pagar o tratamento de crianças diagnosticadas. Isso porque, até não muito tempo atrás, a condição não tinha cura e, com o desenvolvimento das pesquisas farmacêuticas atuais, já existe um medicamento capaz de impedir o avanço da doença.

Com os perfis de arrecadação pululando na web, a condição, que se chama Atrofia Muscular Espinhal, começou a gerar bastante curiosidade. Para conhecer mais detalhes sobre a AME, saber como ela é causada, quais são os tipos, sintomas, como é realizado o diagnóstico e qual é o tratamento, é só seguir na leitura do texto.

O que é AME

Acometendo cerca de 1 a cada 10 mil nascidos vivos, a Atrofia Muscular Espinhal é uma doença neuromuscular degenerativa que se caracteriza pela degeneração dos neurônios motores e a consequente diminuição dos tecidos celulares dos músculos, especialmente os localizados na medula espinhal.

Hereditária e de origem genética, a condição é recessiva, ou seja, pode ser carregada por gerações das famílias materna e paterna até que se apresente em um bebê, quando acontece o caso de serem herdados os genes de ambos os genitores.

Essa alteração genética atua causando uma mutação no gene que é responsável pela produção da proteína que mantém a saúde e o funcionamento dos neurônios motores, o SMN. Sem o nível adequado dessa proteína no organismo, acontece a perda dos neurônios, o que impede que os músculos recebam os sinais adequados do cérebro.

atrofia muscular espinhal 001
A ilustração mostra como a AME age, modificando o gene responsável pela produção da proteína SMN.

A degeneração progressiva dos neurônios leva à atrofia dos músculos do paciente e na diminuição de sua força.

Tipos de AME e sintomas correspondentes

Segundo o Instituto Nacional de Atrofia Muscular Espinhal, a AME é classificada em cinco diferentes grupos, que variam conforme a idade em que os sintomas começam a aparecer e a gravidade do comprometimento. Esses grupos são numerados como 0, I, II, III e IV, sendo que os tipos mais comuns são o I, o II e III, e o grupo I corresponde por 60% dos casos.

Grupo 0 

Nestes casos, a AME aparece ainda antes do nascimento da criança e pode ser suspeitada por meio de uma movimentação fetal menor do que o esperado. A doença causa hipotonia severa e insuficiência respiratória desde o primeiro momento do bebê e, por conta disso, o paciente não chega a atingir qualquer marco de desenvolvimento motor.

O nível de comprometimento dos pacientes do grupo 0 é severo.

Grupo I

Nestes pacientes, os sintomas da doença começam a aparecer do nascimento até o sexto mês de vida do bebê, que passa a apresentar hipotonia e dificuldades respiratórias. Em geral, essas crianças apresentam dificuldades para sustentar o pescoço e não chegam a atingir o marco de sentar sem apoio. Os engasgos também são frequentes, causados pela dificuldade do bebê em engolir.

O nível de comprometimento dos pacientes do grupo I é severo.

Grupo II

Nas crianças deste grupo, os sintomas começam aparecer entre o 6º e o 18º mês de vida do bebê. A criança começa a apresentar fraqueza muscular e não chega a andar, mas consegue manter o corpo em equilíbrio e sentar sem apoio. 

As dificuldades respiratórias e problemas na deglutição também aparecem, mas em menor nível que nos casos dos grupos anteriores. Ao longo do desenvolvimento da criança, é comum a aparição de anomalias esqueléticas, como a escoliose.

atrofia muscular espinhal - escoliose
Os pacientes com AME do tipo II costumam apresentar anomalias esqueléticas ao longo da vida.

O nível de comprometimento dos pacientes do grupo II é intermediário.

Grupo III

Este grupo abriga os casos juvenis da doença, que aparecem entre os 18 meses e os 21 anos de vida. Nestes casos, as pernas são mais afetadas que os braços e os pacientes, que chegam a ficar de pé e andar normalmente, podem perder essas habilidades devido à progressão da doença. 

O nível de comprometimento dos pacientes do grupo III é moderado.

Grupo IV

Os casos do grupo IV aparecem já na vida adulta, após os 21 anos de idade e causam fraqueza nos membros inferiores e dor muscular, implicando em dificuldades para andar mas sem gerar a perda da habilidade por completo.

O nível de comprometimento dos pacientes do grupo IV é o mais leve.

Ainda sobre os tipos, é importante ter em mente que com o avanço dos tratamentos e do desenvolvimento de medicações mais eficazes, alguns pacientes já conseguem apresentar avanços que não eram possíveis dentro da evolução natural da doença, o que faz com que possam atingir marcos motores característicos dos grupos que não são o seu original. 

Como diagnosticar

O diagnóstico da doença começa a partir da observação das características clínicas, ou seja, dos sintomas da AME que aparecem nos pacientes. Caso eles sejam observados, o diagnóstico precisa ser confirmado por meio do exame genético que detecta a alteração no gene SMN.

Por conta da importância do diagnóstico precoce, principalmente para que a administração do medicamento que freia o avanço da doença seja o mais cedo possível, a detecção da Atrofia Muscular Espinhal foi incluída no protocolo de triagem neonatal após sua ampliação, de acordo com a Lei nº 14.154, sancionada em maio de 2021. 

Essa inclusão é um grande ganho para os pacientes e suas famílias, já que a identificação da doença passa a ser realizada ainda antes do aparecimento dos primeiros sintomas, permitindo que a intervenção medicamentosa aconteça o mais rápido possível para interromper o avanço da degeneração.

atrofia muscular espinhal - diagnóstico
Como diagnosticar AME: por meio de exames genéticos, incluindo os do protocolo de triagem neonatal.

Existe prevenção?

Como a doença é genética e hereditária, a única possível prevenção é a realização de um teste genético em ambos os genitores para detectar se eles são portadores do gene recessivo, podendo então, transmiti-lo aos seus filhos. Estima-se que 1 em cada 50 pessoas carregue uma cópia do gene.

Tratamentos

É possível viver com AME, mesclando o tratamento medicamentoso com o acompanhamento multidisciplinar de reabilitação, para ajudar no desenvolvimento dos pacientes. 

Saiba mais sobre os benefícios da Hidroterapia na AME neste post.

Abordagens medicamentosas

Ainda não existe cura para a Atrofia Muscular Espinhal, mas já existem alguns tratamentos medicamentosos que podem frear o avanço da doença. Três dessas abordagens já foram aprovadas pela Anvisa.

O Spinraza é distribuído pelo SUS e age no organismo induzindo o RNA do paciente a produzir a proteína SMN. O Evrysdi funciona da mesma maneira e ainda está em etapa de incorporação no Sistema Único de Saúde.

O outro medicamento aprovado pela Anvisa é o Zolgensma. Ele funciona como uma terapia genética que repõe ao organismo o gene SMN, permitindo, a partir de então, a produção da proteína necessária aos neurônios motores. Conhecido como o remédio mais caro do mundo, ele ainda não foi incorporado ao SUS — e é justamente por causa dele que tantas famílias buscam a arrecadação na internet.

atrofia muscular espinhal - tratamento medicamentoso
Até o momento, o Zolgensma é o único medicamento capaz de impedir o avanço da AME.

Acompanhamento multidisciplinar

Como a doença não tem cura, o acompanhamento multidisciplinar visa aumentar a qualidade de vida do paciente e permitir que ele tenha uma vida o mais funcional possível. O ideal é que a equipe que monitore e auxilie no desenvolvimento da criança seja composta por médicos e terapeutas capazes de oferecer estimulação e respaldo nas mais diferentes áreas afetadas pela doença.

O pediatra é o profissional responsável por acompanhar a saúde global da criança, enquanto especialistas em neurologia e pneumologia podem fazer a diferença no tratamento da criança com AME, por prestar mais atenção nas alterações cabíveis a essas áreas da saúde.

O acompanhamento com um fonoaudiólogo para a terapia oromotora também é muito importante, já que a maior parte dos casos apresenta grandes dificuldades de deglutição. O profissional da fisioterapia também é essencial para o trabalho corporal. 

O trabalho realizado pelo terapeuta ocupacional faz toda a diferença no desenvolvimento do paciente com AME, pois essa área da saúde tem como objetivo auxiliar o paciente a vencer as dificuldades do dia a dia e encontrar novas maneiras de executar suas funções.

Blog do Amigo Panda | Atrofia muscular espinhal AME: saiba mais sobre a doença

Além do trabalho no consultório, o treino ocupacional se expande para a vida cotidiana por meio dos recursos terapêuticos, ferramentas desenvolvidas para auxiliar e até mesmo acelerar os processos dos pacientes de reabilitação.

O Amigo Panda é um e-commerce de recursos terapêuticos infantis desenvolvidos com base na terapia ocupacional. Conheça alguns produtos de estimulação muito indicados para o dia a dia de crianças com AME:

Body de rotação

O Body de Rotação do Amigo Panda trabalha a tração posterior e estimula as rotações internas e externas dos membros inferiores da criança. O modelo é desenvolvido para ajudar no alinhamento postural de crianças que tenham alguma deformidade ou, ainda, no caso da AME, tenham dificuldade em manter o controle do tronco.

Ele é produzido sob medida e deve ser utilizado sob recomendação médica.

Blog do Amigo Panda | Atrofia muscular espinhal AME: saiba mais sobre a doença

Bermuda Adutora

A bermuda adutora tem as pernas unidas. Seu objetivo é promover o alinhamento dos membros inferiores em crianças que, por conta do baixo tônus muscular ou do desalinhamento do quadril, mantenham as pernas abertas na maior parte do tempo.

Blog do Amigo Panda | Atrofia muscular espinhal AME: saiba mais sobre a doença

Z-vibe

A Z-Vibe é uma ferramenta vibratória oral que pode ser utilizada para fornecer variados estímulos sensoriais dentro da boca, de forma livre ou direcionada. Sua vibração ajuda a chamar a atenção da criança para exercitar seus músculos orais, o que ajuda no fortalecimento do tônus mandibular.

 

atrofia muscular espinhal - z-vibe

Abdutor de polegar

O abdutor é uma veste compressiva que estimula a abertura do polegar, aumentando sua amplitude de movimento e facilitando o movimento de preensão, extremamente importante para o desenvolvimento. É muito indicado para pacientes com desordens neurológicas, que tendem a manter o polegar fechado e flexionado. 

O modelo munhequeira é bastante indicado por oferecer maior estabilização do punho enquanto abduz o polegar.

Blog do Amigo Panda | Atrofia muscular espinhal AME: saiba mais sobre a doença

Lembramos que, para entender melhor quais são os recursos mais indicados para o caso de cada criança e qual é a melhor forma de uso, é importante contar, sempre, com o respaldo profissional dos médicos e terapeutas que acompanham o seu filho!

Para conferir estes e outros recursos terapêuticos é só visitar a loja virtual do Amigo Panda, clicando no banner abaixo: 

Blog do Amigo Panda | Atrofia muscular espinhal AME: saiba mais sobre a doença

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui