Conheça 10 recursos terapêuticos para crianças

Um processo de reabilitação pode ser permeado por diversos métodos, que vão desde promover a independência pessoal a melhorar a funcionalidade e qualidade de vida de pessoas com dificuldades motoras.

Esses objetos são considerados recursos terapêuticos e, neste texto, vamos te apresentar 10 opções disponíveis no Amigo Panda que podem ajudar a sua criança em diferentes tipos de atividades. Vamos lá?

1. Escova Vibratória Z-Vibe

A Z-Vibe é produzida pela ARK Therapeutic®, empresa norte-americana especializada em produtos de reabilitação para pessoas com deficiência, e importada pelo Amigo Panda. 

Trata-se de uma ferramenta vibratória oral que auxilia na construção e no fortalecimento do tônus mandibular, melhorando aspectos de fala, alimentação e demais habilidades sensoriais da região. 

Ela é uma peça leve, de plástico, que pode ser usada para fornecer variados estímulos sensoriais dentro da boca, de forma livre ou direcionada. Sua vibração suave ajuda a atrair a atenção da criança para exercitar seus lábios, língua, bochechas e mandíbula, bem como oferece efeito calmante, auxiliando a criança a se autorregular em momentos de maior agitação.

Suas diferentes opções de ponteiras atuam com diferentes objetivos, que vão desde o treino da mastigação e a escovação dentária até o auxílio no período de introdução alimentar.  

Recursos terapêuticos: z-vibe

2. Mordedor Grabber Texturizado

O Grabber é a ferramenta de estimulação oral e mastigação mais popular da Ark Therapeutic®, importada para o Brasil pelo Amigo Panda. Mede 12 cm de comprimento e meia polegada de espessura. 

Suave e mastigável, é perfeita para o uso de mastigadores leves e como estimulação para crianças com baixo tônus oral e mandibular. Pode ser usada para exercitar os lábios, a língua, as bochechas e a mandíbula, bem como para praticar a mordida e a mastigação sem riscos de sufocamento.

Funciona também como uma alternativa segura àqueles que costumam levar os objetos à boca para mastigá-los e ainda ajuda a diminuir a defensividade oral e a aversão alimentar.

Recursos terapêuticos: mordedor grabber

3. Pirulito de esponja descartável

O pirulito de esponja oral pode ser utilizado tanto na limpeza bucal como na estimulação sensório motora da região. 

O desenho da esponja possibilita uma limpeza eficiente da cavidade oral, enquanto a haste flexível permite o alcance de todas as partes da boca sem que a peça se quebre. O sabor de limão, além de refrescar a boca, atua oferecendo estímulo gustativo à criança – mas também é possível optar pela sua versão sem sabor.

Recursos terapêuticos: pirulito de esponja

4. Esponja Sensorial

Essa esponja é destinada à estimulação sensorial em crianças com defensividade tátil, que respondem aversivamente a experiências táteis que não são consideradas desagradáveis ou dolorosas para a maioria das pessoas. 

A estimulação sensorial por meio de esponjas faz parte do Protocolo de Wilbarger, criado pela  médica e terapeuta ocupacional Patrícia Wilbarger. A aplicação desse protocolo é muito útil no tratamento de crianças com disfunções sensoriais, por ajudarem o cérebro e o corpo a trabalharem em conjunto.

A esponja pode ser usada de ambos os lados, tanto o macio quanto o das cerdas, para massagear, estimular e chamar a atenção da criança para suas diversas partes do corpo, de modo a praticar a dessensibilização tátil. Simples mas poderosa, ela atua como modeladora de estímulos, ajudando o sistema nervoso a processar melhor essas informações. 

Recursos terapêuticos: esponja sensorial

5. Eazy Hold

O Eazy Hold é, atualmente, a ferramenta de auxílio de vida diária mais famosa dos EUA. Se constitui em alças de silicone com pontas de diferentes diâmetros que podem ser acopladas aos diversos objetos que fazem parte do cotidiano de cada pessoa. Elas podem auxiliar crianças com as mais diferentes deficiências a superar seus desafios físicos e se integrarem melhor na sociedade e entre seus pares.

Macio, confortável e fácil de usar, o Eazy Hold pode ser tranquilamente transferido de um objeto para outro e ajudar a criança a segurar o objeto que precise no momento, seja para atender às suas necessidades básicas ou na hora do lazer. 

Recursos terapêuticos: eazy hold

6. Copo Urso (Bear Bottle)

O Copo Urso (Bear Bottle), da marca americana Ark Therapeutic, é um copo plástico com canudo, que possuí uma mecânica de funcionamento com válvulas que facilitam o aprendizado da sucção.

O Copo Urso serve para ensinar a criança a beber no canudo. É uma excelente maneira de transição para bebês que tomam na mamadeira para copos.

A maioria de copos promove o posicionamento impróprio da língua e do posicionamento dos lábios que podem causar problemas da fala mais tarde. Os canudos são uma alternativa melhor, pois fortalecem os músculos da boca e encorajam a retração da língua, a tensão da bochecha e o fechamento dos lábios.

O Copo Urso possui uma válvula única que controla a direção do fluído fazendo o líquido fluir para dentro do canudo, mas não fluir de volta para baixo. Basta apertar a barriga do urso até que o líquido chegue ao topo do canudo e solte. O líquido permanecerá no topo do canudo, diminuindo assim o esforço necessário para beber.

O Copo Urso é muito recomendado para indivíduos que tendem a aspirar ou têm uma sucção fraca com dificuldades em gerar e manter a sucção.

Blog do Amigo Panda | Conheça 10 recursos terapêuticos para crianças

7. Copo Canudo Horizontal

O Copo Canudo Horizontal é produzido pela marca dinamarquesa Rika Care e importado para o Brasil pelo Amigo Panda. Adequado tanto para líquidos frios quanto quentes, ele permite o treinamento da utilização do canudo de forma mais fácil, por possuir o canudo horizontal que necessita de uma força de sucção menor que a exigida pelos canudos convencionais. 

Sua válvula antivazamento faz com que ele seja à prova de derramamentos, permitindo que o copo seja chacoalhado ou movimentado bruscamente – o que faz com que ele possa ser manuseado por crianças com mais tranquilidade. 

Recursos terapêuticos: copo canudo horizontal

8. Sandália Ortopédica

As sandálias ortopédicas comercializadas pelo Amigo Panda são da marca Orthocalce, fabricadas com alta tecnologia e com qualidade aprovada por especialistas em neurodesenvolvimento.

É a recomendação ideal de calçado para pacientes com alterações neuromotoras e pés pronados (a conhecida pisada para dentro) decorrentes de hipotonia e outros desalinhamentos. O sistema interno de contrafortes laterais da sandália ortopédica contribuem para a sustentação óssea da criança. Seu revestimento acolchoado e solado em látex permitem acomodar os impactos da caminhada diária com segurança e conforto para o usuário. 

Recursos terapêuticos: sandália ortopédica

9. Abdutor de Polegar Munhequeira

A evolução dos hominídeos e a independência humana só foram possíveis graças ao polegar opositor, que nos permitiu manusear objetos e evoluir. O posicionamento do polegar influencia diretamente na capacidade do indivíduo de segurar objetos e manuseá-los adequadamente. 

O abdutor é uma veste compressiva que estimula a abertura do polegar, posicionando-o em abdução, aumentando sua amplitude de movimento e facilitando o movimento de preensão. É indicado para pacientes com desordens neurológicas, que tendem a manter o polegar fechado e flexionado. 

O uso do dispositivo atua como coadjuvante em um processo de reabilitação da funcionalidade, auxiliando na qualidade dos movimentos e prevenindo e corrigindo possíveis deformidades causadas em decorrência da desordem.

O modelo munhequeira é bastante indicado por oferecer maior estabilização do punho enquanto abduz o polegar.

Recursos terapêuticos: abdutor de polegar

10. Conjunto Sensorial Compressivo

A vestes compressivas do Amigo Panda têm o objetivo de ativar o sistema sensorial da criança por meio da compressão: a roupa exerce uma compressão capaz de gerar a contração muscular, que ativa os receptores sensoriais localizados próximos às articulações. 

Com o sistema sensorial ativado, a criança tende a se sentir mais segura, mais concentrada e com maior capacidade de organização corporal, visto que passa a ter maior consciência corporal e perceber a posição de seu corpo em relação ao espaço.  Crianças hipotônicas ou que possuem defensividade tátil também podem se beneficiar do uso do conjunto sensorial. 

Recursos terapêuticos para crianças: vestes compressivas

Lembramos que para adquirir maiores noções de recursos terapêuticos e reabilitação é importante estar sempre em contato com os profissionais da saúde que acompanham a trajetória de seu filho. 

Na loja do Amigo Panda, você pode conferir esses e outros recursos terapêuticos desenvolvidos cuidadosamente para auxiliar em processos de reabilitação infantil. Clique no banner abaixo para conferir!

Blog do Amigo Panda | Conheça 10 recursos terapêuticos para crianças

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui