Vestes compressivas para crianças: entenda sua função

Com o avanço das pesquisas nas áreas de saúde e bem-estar, cada vez mais podemos contar com recursos que melhoram a qualidade de vida e potencializam processos de reabilitação. As roupas de compressão, já muito comumente utilizadas por atletas que buscam conforto e melhora na performance, são exemplos desses recursos.

Neste texto vamos te apresentar 10 vestes compressivas do Amigo Panda, desenvolvidas para atuar de diferentes maneiras em processos de reabilitação infantil. Para conhecer, é só seguir a leitura.

1. Body Panda BTP

BTP significa “Body de Tração Superior”, o que significa que as abas da veste são tracionadas para trás, promovendo a extensão do tronco. Essa peça é desenvolvida para auxiliar no alinhamento postural de crianças que não têm controle do próprio tronco ou possuem algum desalinhamento na coluna.

A veste funciona promovendo a ativação e a contração muscular, que estimulam o sistema musculoesquelético e sensorial. As hastes rígidas do body, que são removíveis e podem ser posicionadas de acordo com a indicação médica,  proporcionam a potencialização do efeito de realinhamento postural.

Seu uso é indicado para bebês, crianças e adolescentes de até 16 anos com paralisia cerebral, síndrome de Down, doenças neuromusculares, mielomeningocele, escoliose infantil e outras doenças ou condições que interfiram no tônus muscular ou no alinhamento da coluna. 

vestes compressivas: body panda BTP

Quero Conferir

 

2. Body de rotação

Também conhecido como colete, esse produto também tem o objetivo de auxiliar no alinhamento postural de crianças sem controle do tronco ou que possuem desalinhamentos, mas ele também permite a rotação dos membros inferiores por ser uma peça que também contempla a parte das pernas. 

Suas indicações de uso são as mesmas do BTP: bebês, crianças e adolescentes de até 16 anos com paralisia cerebral, síndrome de Down, doenças neuromusculares, mielomeningocele, escoliose e outras doenças ou condições que interfiram no tônus muscular ou no alinhamento da coluna. 

vestes compressivas: body de rotação

Quero conferir 2

3. Conjunto sensorial compressivo

O conjunto sensorial compressivo do Amigo Panda é formado por blusa e bermuda e tem o objetivo de ativar o sistema sensorial da criança por meio da compressão. Também chamado de veste proprioceptiva, exerce uma compressão capaz de de gerar contração muscular.

Essa contração ativa os receptores sensoriais localizados próximos às articulações, o sistema proprioceptivo. Esse sistema é responsável pela nossa consciência e organização corporal, e quando ele está devidamente ativado, a criança entende melhor a posição do seu corpo no espaço e tende a se sentir mais segura e mais concentrada. 

Esse produto também pode melhorar, de forma sutil, o alinhamento postural da criança, por meio da ativação muscular – mas ele não possui esse objetivo, como os bodys mencionados anteriormente. Neste vídeo, você pode conferir as diferenças entre as funções das peças.

vestes compressivas: conjunto sensorial compressivo

Quero conferir 3

4. Manga Sensorial Compressiva

Assim como o conjunto sensorial, a manga foi desenvolvida para ativar o sistema proprioceptivo, oferecendo compressão aos membros superiores. Ela melhora a percepção do membro e, consequentemente, sua função e o controle muscular.

Com o uso do produto, é esperada também uma melhora na extensão do cotovelo, visto que, em geral, quando falta ativação muscular, a tendência é que a criança o deixe constantemente flexionado.

vestes compressivas: manga sensorial compressiva

Quero conferir 4

5. Calça Sensorial Compressiva

Assim como os produtos anteriores, a calça sensorial tem a função de ativar o sistema proprioceptivo, dessa vez focando nos membros inferiores. Ela melhora a percepção da criança sobre as próprias pernas e aumenta o controle muscular das mesmas. 

vestes compressivas: calça sensorial

Quero conferir 5

6. Bermuda Adutora

A bermuda adutora tem as pernas unidas, com o objetivo de promover o alinhamento das pernas em crianças que, em geral, ficam com as pernas abertas. 

Ela é indicada para crianças com síndrome de Down ou outras patologias que causem hipotonia (baixo tônus muscular) ou desalinhamento do quadril. Confira no vídeo abaixo como ela funciona:

vestes compressivas: bermuda adutora

Quero conferir 6

7. Faixa Abdominal

A faixa abdominal serve para oferecer suporte na região da barriga e da coluna lombar. Dessa forma, auxilia na manutenção da postura corporal e previne possíveis lesões na região.

vestes compressivas; faixa abdominal

Quero conferir 7

8. Abdutor de polegar munhequeira

O posicionamento correto do polegar é extremamente importante: ele influencia diretamente na capacidade do indivíduo de segurar objetos e manuseá-los. Você sabia que a evolução dos hominídeos e a independência humana são marcadas por essa habilidade? 

O abdutor do Amigo Panda é uma veste compressiva que estimula a abertura do polegar, posicionando-o corretamente, aumentando sua amplitude de movimento e facilitando o movimento de preensão. O modelo munhequeira é o mais indicado porque oferece uma maior estabilização do punho. 

É indicado para pacientes com desordens neurológicas, que tendem a manter o polegar fechado e flexionado. O uso do dispositivo atua como coadjuvante em um processo de reabilitação da funcionalidade, auxiliando na qualidade dos movimentos e prevenindo e corrigindo possíveis deformidades causadas em decorrência da desordem.

vestes compressivas: abdutor de polegar

Quero conferir 8

As vestes compressivas do Amigo Panda são confeccionadas com uma malha especial que garante conforto e eficiência, é transpirante, possui fator de proteção UV 50+ e propriedades anti-odor. Confira essas e mais opções na loja virtual clicando no banner abaixo!

Blog do Amigo Panda | Vestes compressivas para crianças: entenda sua função

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui