Mergulhe nos benefícios da natação para crianças com TDAH

Mergulhe nos benefícios da natação para crianças com TDAH 

Blog do Amigo Panda | Mergulhe nos benefícios da natação para crianças com TDAHO splash que acalma, diverte e desenvolve

Olá, amigos da comunidade do Amigo Panda! Hoje, vamos falar sobre um assunto muito importante: a natação e sua importância para pandinhas que vivem com TDAH. 

Compreendendo a natação como ajuda terapêutica para casos de TDAH 

Primeiramente, é importante destacar que a natação não é apenas uma atividade física divertida, mas também uma ferramenta terapêutica. Para crianças com TDAH, a água oferece um ambiente tranquilo e acolhedor, onde elas podem se sentir livres para explorar seus corpos e suas habilidades sem pressão ou julgamento. 

Além disso, a natação é uma excelente maneira de ajudar nossos pandinhas a canalizar sua energia extra de forma positiva. Durante a prática da atividade, as crianças são desafiadas a concentrar sua atenção no movimento do corpo e na coordenação dos movimentos, o que pode ajudar a acalmar suas mentes e a melhorar sua capacidade de foco e concentração. 

Contudo, não podemos esquecer os benefícios emocionais da natação para nossos pandinhas. A sensação de liberdade e leveza que a água proporciona pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de promover uma sensação de bem-estar e autoconfiança. 

Leia (+) Benefícios da hidroterapia infantil nas patologias neurológicas 

Hiperatividade, impulsividade no cenário de TDAH 

Muitas vezes, pandinhas com TDAH apresentam uma energia inesgotável, estão sempre mexendo mãos e pés, adoram conversar e podem ter dificuldade em esperar sua vez de falar.  

Ocasionalmente, essa energia e impulsividade pode resultar em comportamentos perigosos para seu bem-estar, pois às vezes, eles simplesmente não conseguem controlar o impulso de agir ou falar. É como se precisassem compartilhar suas opiniões a todo momento, sem perceberem quando é apropriado ou não. 

 A falta de controle racional pode levar nossos pandinhas a situações arriscadas, sem que eles compreendam totalmente as consequências de seus atos. 

Porém, com amor, paciência e estratégias adequadas, podemos ajudar nossos pandinhas a aprenderem a controlar seus impulsos e a expressar suas ideias de forma mais equilibrada, criando um ambiente onde eles se sintam compreendidos e apoiados. 

Leia (+) TDAH: entenda mais sobre este transtorno 

Natação como uma terapia para crianças com TDAH 

Os sintomas do TDAH acarretam diversas comorbidades e riscos envolvidos a ansiedade e depressão, assim como sua inserção no meio social. Por isso, crianças com TDAH demonstram maior dificuldade na evolução do desenvolvimento, logo a importância de incentivar e buscar alternativas como a natação pode ajudar nossos pandinhas neste processo. 

Quando nadamos condicionamos uma melhor circulação sanguínea e oxigenação do sangue, amplifica a memória de trabalho, raciocínio lógico e a atenção como dissemos anteriormente. Para os pandinhas com TDAH, a melhora dessas funções está ligada ao córtex pré-frontal. 

Porém, o grande diferencial da natação em relação aos outros esportes mora na melhoria de atenção. Se considerarmos a natação verso um campinho de futebol, o tratamento na natação terá mais eficácia, uma vez que, quando a criança está nadando, seus instintos visuais e auditivos principalmente, estão focados em apenas uma coisa. 

Leia (+) 10 brincadeiras para crianças com TDAH 

Blog do Amigo Panda | Mergulhe nos benefícios da natação para crianças com TDAH

Benefícios da natação para o TDAH 

Para exemplificar, encontramos um estudo, realizado em 2022 por uma aluna graduanda de Educação Física do Distrito Federal que aborda os benefícios da natação para crianças com TDAH. 

Leia (+) Benefícios da hidroterapia infantil nas patologias neurológicas 

Nele, é destacado que além de ser uma atividade de baixo impacto, a natação trabalha todos os grupos musculares, fortalecendo o corpo e melhorando a postura. Isso acontece porque nadar exige um esforço completo, proporcionando um alto gasto calórico devido à resistência da água. 

Mas, não é só isso! Foi comprovado que a natação também traz benefícios para a saúde mental, como: 

  • Melhora a circulação sanguínea; 
  • Aumenta a oxigenação do sangue; 
  • Estimula áreas importantes do cérebro, como o córtex pré-frontal e o cerebelo; 
  • Melhora a atenção, memória e o raciocínio. 

Além de estimular a produção de neurotransmissores, como a dopamina, promove sensações de relaxamento e bem-estar.  

Por fim, reduz o estresse, a ansiedade e a depressão, a natação também proporciona oportunidades de socialização, ajudando nossos pandinhas a desenvolverem habilidades sociais importantes. 

Então, se você está em busca de uma atividade divertida, terapêutica e cheia de benefícios… 

A natação pode ser uma ótima escolha para complementar a terapia do seu pandinha!  

Você conhecia todos os benefícios da natação para pandinhas com TDAH? São tantas que nem conseguimos lembrar de cabeça! Se você chegou até o final deste artigo e ainda não faz parte da comunidade do Amigo Panda, não perca tempo! Acesse nosso Instagram e siga nossa página, lá postamos diariamente dicas, desafios e muito conteúdo sobre nossos pandinhas. 

Até a próxima, comunidade do Amigo Panda! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui