Como pets e estímulo sensorial moldam o desenvolvimento de crianças atípicas

Como pets e estímulo sensorial moldam o desenvolvimento de crianças atípicas

Blog do Amigo Panda | Como pets e estímulo sensorial moldam o desenvolvimento de crianças atípicas

Os animais de estimação desempenham um papel significativo no desenvolvimento infantil, e essa importância é ainda mais evidente quando se trata de nossos pandinhas.

Neste artigo, vamos explorar o impacto positivo que os animais de estimação, com foco especial no estímulo sensorial tátil, podem ter no desenvolvimento de crianças atípicas.

A princípio, vamos explorar as vantagens emocionais, sociais e cognitivas dessa relação única, revelando como o estímulo sensorial desempenha um papel crucial na jornada de crescimento dos nossos pandinhas. Esse assunto é do seu interesse? Então, boa Leitura! 

Leia (+) A jornada da maternidade atípica enfrentando o desconhecido

Amizade MIAUgnífica e AUmor pra vida toda

Blog do Amigo Panda | Como pets e estímulo sensorial moldam o desenvolvimento de crianças atípicas

Crianças com autismo, síndrome de Down ou outras condições no desenvolvimento, enfrentam desafios únicos em seu crescimento e aprendizado. Por isso, descobrir maneiras de apoiar seu desenvolvimento é de suma importância, e é aí que entram os pets: os animais de estimação podem ajudar (e muito) nesse processo. 

É o que os especialistas chamam de cinoterapia, períodos de terapia em que se usa, principalmente, cães para ajudar nesse processo terapêutico. 

Nesse sentido, encontramos diversas pesquisas feitas e publicadas no PubMed em que podemos notar que o contato diário com bichinhos de estimação ajuda no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças atípicas e muitos benefícios são encontrados, de forma a interferir no comportamento de nossos pandinhas, aumentando a interação social e segurança nos momentos de interação. 

Conforme um outro estudo feito em 2015 sobre “Cinoterapia, autismo e aprendizagem” revelou-se que as crianças com TEA pareceram mais atentas e sorrindo mais na presença de cachorros. Quando estavam com eles, era perceptível um foco maior e mais interesse pelo ambiente. 

Além dos relatos apresentados, existem outros benefícios em relação aos animais de estimação e nossos pandinhas, sendo eles:

  • Maior envolvimento com as outras pessoas do lar;
  • Comportamentos e atitudes novas;
  • Redução do nível de ansiedade e estresse;
  • Estimula o equilíbrio e a coordenação motora;
  • Aumento de condutas afetivas;
  • Melhora da autoestima;
  • Melhora do contato visual.

Leia (+) Como identificar disfunções sensoriais em crianças

Estímulo Sensorial: fundamental, e com os animais de estimação, mais fácil

pets-e-estímulo-sensorial-no-desenvolvimento-de-crianças-atipicas -amigo-panda
Pandinha vestindo o Conjunto Sensorial em terapia

Para crianças atípicas, o estímulo sensorial é uma necessidade fundamental. Animais de estimação, com suas texturas variadas de pele, pelos, escamas ou penas, oferecem uma oportunidade rica para explorar e desenvolver o toque e sensações. 

O ato de brincar com o bichinho de estimação, incentiva habilidades psicomotoras como correr, alisar, jogar e pegar bolinha, por exemplo. Ainda que o pandinha apresente problemas de locomoção ou as habilidades motoras estejam comprometidas, o ato de sentar e acariciar o pet já se torna de suma importância para o desenvolvimento da coordenação motora como um todo. 

E pense comigo: se isso é prazeroso para nós adultos e pessoas típicas, imagine para eles! 

Agora, focando em aspectos cognitivos, os pets podem ajudar na memória ao lembrar o nome do cão, desenvolve a atividade sensório motora e auxilia na compreensão visual. 

Potencialize o estímulo sensorial com o Amigo Panda

Existem outros recursos que, somados à cinoterapia, podem potencializar ainda mais a regulação sensorial da criança atípica. Um exemplo deles são as vestes terapêuticas. 

O Conjunto Sensorial, Cobertor Ponderado e o Colete Ponderado Panda oferecem soluções inovadoras para nossos pandinhas. Juntos, esses produtos representam uma abordagem integrada e eficaz para auxiliar crianças e adolescentes com desordens sensoriais, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento e regulação sensorial. 

  • Conjunto Sensorial

Blog do Amigo Panda | Como pets e estímulo sensorial moldam o desenvolvimento de crianças atípicas
Conjunto sensorial preto do Amigo Panda

O Conjunto Sensorial é confeccionado em malha especial compressiva, incluindo blusa e calça. Projetado para ativar o sistema sensorial proprioceptivo, proporciona melhor organização do corpo no espaço e aumenta consequentemente a segurança, a concentração e acalma a criança atípica.  

  • Cobertor Ponderado

Blog do Amigo Panda | Como pets e estímulo sensorial moldam o desenvolvimento de crianças atípicas
Cobertor ponderado preto do Amigo Panda

O Cobertor Ponderado é revestido com tecido 100% algodão e preenchido com material atóxico. Comprovadamente benéfico para o sono e atividades diárias, promove relaxamento, melhora a qualidade do sono e influencia positivamente nas atividades diurnas. Seu peso também proporciona estímulo sensorial profundo, auxiliando na regulação do estado de alerta e na concentração durante o dia seguinte. 

Leia (+) Explorando o uso terapêutico do cobertor ponderado no autismo

  • Colete Ponderado Panda

    Blog do Amigo Panda | Como pets e estímulo sensorial moldam o desenvolvimento de crianças atípicas
    Colete Ponderado azul marinho do Amigo Panda

O Colete Ponderado Panda, desenvolvido com alta tecnologia e qualidade, adiciona peso para gerar pressão profunda, beneficiando o sistema sensorial proprioceptivo e consequentemente melhorando a agitação, o foco, a concentração nas atividades. O colete é ideal para crianças e adolescentes com desordens sensoriais, promovendo melhor foco e controle emocional. 

Estímulo emocional: Uma conexão de companheirismo e apoio

Blog do Amigo Panda | Como pets e estímulo sensorial moldam o desenvolvimento de crianças atípicas

A conexão emocional estabelecida entre crianças atípicas e os animais de estimação vai além do estímulo sensorial. Os pets se tornam companheiros leais, proporcionando um ambiente seguro e livre de julgamentos. Essa relação pode contribuir para o desenvolvimento emocional e social dos pandinhas. 

Logo, essa relação diminui os níveis de estresse, ansiedade, depressão e sentimentos pessimistas. O convívio com animais de estimação, promove um ambiente receptivo e de lazer. Melhora o senso de responsabilidade, pois é nesse momento que o pandinha aprende a respeitar e cuidar do animal. 

Legal, né? 

Leia (+) Estimulação precoce: o que isso significa e qual a importância?

Estimulando a comunicação e comportamento social  

Eventualmente, nossos pandinhas podem enfrentar desafios nos momentos de interação social e ao se comunicarem. Animais de estimação oferecem uma maneira única de praticar habilidades sociais e de comunicação de forma não ameaçadora. De forma, as crianças desenvolvem habilidades sociais importantes, como empatia, leitura de expressões faciais e linguagem corporal. 

Esses pets podem auxiliar no momento de aprendizado, seja na percepção de cor, tamanho, formas ou as diferenças entre os animais. Bem como, também auxilia no reconhecimento de sons, texturas e imagem e assim, trazendo grande contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem. 

Pontos para levar em consideração quando decidir dar um animal de estimação ao seu filho

De certa forma, entender a importância de escolher um animal de estimação adequado ao temperamento e às necessidades específicas do seu pandinha é fundamental. Ah, e contar com a opinião de profissionais de saúde e especialistas em comportamento animal pode ser valioso nesse processo! 

Para ter sucesso dentro dessa relação, é necessário pensar tanto no perfil da criança quanto do animal. No momento da escolha do bichinho, sempre tenha em mente evitar animais conhecidos por certos comportamentos, como: 

  • Agressão focada em estranhos;
  • Medo de estranhos;
  • Apego e busca de atenção;
  • Energia e dificuldade de treinamento, etc.

Da mesma forma que pensamos 100% no bem-estar de nossos pandinhas, não podemos esquecer que animais são seres que precisam de cuidado e atenção também, exigindo dedicação e paciência, principalmente dos pequenos.  

Antes de tomar essa decisão, é necessário considerar todos esses aspectos, como também, na estrutura da casa, no perfil do animal e na qualidade de vida do mesmo. 

Animais de estimação e estímulo sensorial são uma linda receita para o desenvolvimento atípico!

Por fim, ao explorar a presença de animais de estimação e o uso de produtos terapêuticos, como o Conjunto Sensorial, o Cobertor Ponderado e o Colete Ponderado Panda, podemos perceber o desenvolvimento sensorial e o bem-estar de crianças atípicas de forma mais natural. 

Os animais de estimação oferecem uma conexão emocional valiosa, proporcionando estímulo sensorial, que contribui para a segurança e concentração. De forma complementar, os produtos do Amigo Panda demonstram ser ferramentas eficazes para criar ambientes sensorialmente enriquecedores, auxiliando na regulação emocional, melhora do sono e promoção do foco. 

Juntos, esses elementos oferecem suporte integral às crianças atípicas, proporcionando não apenas conforto, mas também oportunidades essenciais para o crescimento e desenvolvimento. 

Ficou curiosa para saber mais sobre a atuação das vestes sensoriais? Confira todos os nossos produtos clicando aqui. 

Nos vemos no próximo artigo. Até breve! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui