Tudo que você precisa saber sobre Colete Ponderado para autismo

Tudo que você precisa saber sobre Colete Ponderado para autismo

Você já ouviu falar do Colete Ponderado?

Se você conhece uma criança com desordens sensoriais, você já deve ter ouvido falar nesse recurso ou deveria. Mas antes de conhecê-lo melhor, precisamos de uma introdução ao assunto.

Sabemos que é por meio dos nossos sentidos que percebemos o mundo ao nosso redor e também o papel importante que o cérebro desempenha quando se trata de tais habilidades.

Nos diversos tratamentos existentes para crianças atípicas, poucas condições ainda permanecem tão nebulosas quanto o diagnóstico e os cuidados das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Isso se dá, porque ainda se conhece pouco sobre suas variações, características e tratamento. Assim, pais, cuidadores e profissionais estão sempre em busca de ferramentas que melhorem a qualidade de vida dessas crianças, promovam o bem-estar e tranquilidade no dia a dia desses pandinhas

Por isso, o Amigo Panda traz nesse artigo, tudo o que você precisa saber sobre o colete ponderado ou colete de peso, item que tem se destacado como uma alternativa simples e prática para aliviar situações de estresse e melhorar a integração sensorial do sistema proprioceptivo de crianças atípicas com autismo.

Entenda o Processamento sensorial

Antes de nos aprofundar no sistema proprioceptivo em si – campo de atuação do colete ponderado, é preciso entender que nosso corpo possui inúmeros sistemas que colaboram para que os sentidos sejam percebidos e processados corretamente.

  • Temos o Sistema visual (Visão);
  • O sistema auditivo (Som);
  • Sistema tátil (Toque)
  • Sistema gustativo (Paladar);
  • O sistema olfativo (Olfato);
  • Sistema proprioceptivo (Posição do corpo no espaço);
  • Sistema vestibular (Movimento);
  • e por último, o sistema interoceptivo (Corpo interno).

Todavia, como uma grande máquina com engrenagens em funcionamento, se há quaisquer transtornos no processamento sensorial, a entrada de cada um dos sistemas acima pode ser interpretada pelo cérebro de maneira diferente levando as crianças a hiporresponder ou reagir exageradamente à entrada sensorial – assunto que vamos falar mais adiante.

Contudo, o espectro de observação é tão grande e tão particular a cada criança, que se torna essencial que sejam avaliadas por um terapeuta.

Leia (+) Como identificar disfunções sensoriais em crianças

O que é o sistema proprioceptivo?

Se você é capaz de compreender o espaço em que seu corpo se encontra e consegue controlar seus membros mesmo sem ter que olhar para eles ou mesmo gerar impulsos lógicos para seus movimentos, é um sinal de que seu sistema proprioceptivo está em pleno funcionamento.

Nossos receptores sensoriais, chamados de proprioceptores, são os responsáveis por manter esse sistema ativo enviando mensagens ao nosso cérebro sobre nosso equilíbrio, entendimento do espaço, força muscular e coordenação motora.

Se você deseja se aprofundar mais sobre esse assunto, indicamos um post bem completo aqui no nosso blog.

Para crianças atípicas, entretanto, as alterações sensoriais causam transtornos de comportamento que levam a estereotipias, dificuldade de concentração e outros pontos que vamos abordar a seguir.

Alterações do sistema proprioceptivo

Como parte essencial do sistema sensorial, a propriocepção, ao sofrer alterações, causa desordem no processamento das informações e pode tornar as crianças hipersensíveis ou hipossensíveis. Assim, quando existe uma crise sensorial, é possível notar alguns sintomas comportamentais nítidos:

  • Hipossensíveis: condição observada em crianças extremamente mais ativas que o comum e que sentem a necessidade de estar sempre em movimento, brincando e correndo. Também podem se movimentar com mais força, pisando fundo e eventualmente esbarrando mais em paredes e objetos, por exemplo.
  • Hipersensíveis: crianças com essa desordem evitam o toque, são mais preguiçosas, precisam de estímulo visual para realizar movimentos simples como pegar algum objeto e preferem muitas vezes ficar quietas a maior parte do tempo.

 

Leia (+) Uma jornada pelos sentidos: desvendando a sala sensorial

 

Produtos terapêuticos para integração sensorial

A terapia ocupacional vem, cada vez mais, trabalhando em pesquisas para evoluir seus procedimentos no que tange a intervenções sensoriais e estímulos para pandinhas com autismo (TEA), transtorno de déficit de atenção (TDA) e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Assim, produtos terapêuticos que incentivem a integração social como coletes, roupas com peso ou compressão e até cobertores com peso têm se tornado alternativas recorrentes dentre várias para beneficiar crianças atípicas com as condições citadas acima.

Logo, se você já acompanha as redes do Amigo Panda, sabe que oferecemos muitas opções em vestes de compressão infantis e juvenis. Você pode acessar o nosso site e conhecê-las melhor clicando aqui. Mas agora vamos nos aprofundar na veste ponderada e como ela pode ser útil nos cuidados no autismo.

 

O que é o Colete ponderado e para que serve?

O colete ponderado (ou colete de peso) é o nome dado a um colete que adiciona peso extra em quem o utiliza. O objetivo do colete é gerar compressão e pressão profunda no corpo do indivíduo, gerando

informações ao sistema sensorial proprioceptivo e favorecendo a transmissão desta mesma informação ao cérebro.

colete ponderado amigo panda

Blog do Amigo Panda | Tudo que você precisa saber sobre Colete Ponderado para autismo

O Colete Ponderado Amigo Panda possui tecnologia própria e alto padrão na escolha da matéria-prima que garante a melhor qualidade do mercado. O Colete é feito com nossa malha especial compressiva, a mesma utilizada no famoso Body Panda. O preenchimento do colete é feito com microesferas de plástico especial e atóxico e possui zíper para facilitar o uso.

O peso do colete é fixo, facilitando o dia a dia, evitando que a criança remova o peso do colete e evitando perdê-los. A recomendação é que o colete tenha de 5 a 10% o peso total da criança. Em nosso site você encontra mais informações sobre o modelo clicando aqui.

Benefícios do uso do colete ponderado em crianças autistas

Sendo uma ferramenta muito útil para crianças e adolescentes que possuem desordens sensoriais, como já dissemos anteriormente, o colete ponderado pode ser usado em casos de TEA, TDA e TDAH. Assim, seus benefícios são:

  • Melhora do foco;
  • Controle da ansiedade;
  • Calma e controle;
  • Melhora da regulação emocional;
  • Diminuição de estereotipias;
  • Melhora do planejamento motor;
  • Melhora da coordenação.

Além desses tópicos, os benefícios dos coletes com peso podem se estender até a outros processos internos da criança, incluindo melhores hábitos de sono e impactando a interocepção – a sensação das condições internas do corpo, incluindo fome, sede, temperatura corporal, etc.

Da mesma forma, os resultados esperados podem ser melhora da segurança da criança, com o aumento do seu controle corporal, da coordenação motora e da capacidade de concentração e, também, a diminuição da irritabilidade causada pela crise sensorial.

 Como escolher o peso correto do colete para a criança

O Colete Ponderado Amigo Panda possui um peso determinado por tamanho. O Colete ideal é aquele que tem de 5 a 10% o peso da criança, por isso, é imprescindível que a escolha do tamanho se dê baseada no peso da criança que irá utilizá-lo.

Também é possível personalizar o colete ponderado selecionando a opção pelo site. Não é necessário prescrição médica ou por escrito para realizar a compra, entretanto recomendamos que o(a) terapeuta ocupacional da criança recomende o uso e faça acompanhamento regular. Então, sempre converse com um profissional!

Abaixo, veja uma tabela que pode guiar você na escolha do tamanho analisando o peso da criança:

como escolher peso colete ponderado autismo

Quando usar o colete ponderado

Como mencionamos anteriormente, é muito importante que o terapeuta da criança esteja envolvido no uso desta veste proprioceptiva no dia a dia. Isso porque, ela é uma dentre as várias ferramentas que podem ser utilizadas no acompanhamento e tratamento da TEA, TDA e TDAH.

Entretanto, o uso do colete é tão versátil, que não se dá apenas ao ambiente de terapia, ele pode ser utilizado em sala de aula e em momentos de descontração e brincadeiras, impulsionando ainda mais o controle sensorial buscado em terapia.

 

E então, gostou de saber mais sobre o colete ponderado como uma alternativa prática em vestes proprioceptivas?

Se você ainda possui dúvidas sobre este ou outros de nossos produtos terapêuticos para crianças atípicas, entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento abaixo. Vamos adorar orientar você a oferecer mais qualidade de vida e estímulo para o seu pandinha!

E-mail: contato@amigopanda.com.br
WhatsApp: (11) 3230-4070
Instagram e Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui